19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Florestas Urbanas implantadas em Sorocaba apresentam bom desenvolvimento

Agência Sorocaba
Postado em: 04/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou neste mês de junho vistoria e manutenção de dois espaços que receberam o projeto-piloto de Floresta Urbana na cidade: Avenida Américo Figueiredo, no bairro Júlio de Mesquita Filho, e a Avenida Paulo Emanuel de Almeida, no bairro Jardim Santa Esmeralda. Segundo o relatório apresentado por técnicos da secretaria, os plantios apresentaram um bom desenvolvimento.

O intuito do projeto-piloto de Floresta Urbana é ampliar a arborização em locais com grande circulação de pedestres. A presença de árvores na cidade tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos, além da melhoria das condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental do município e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida de seus habitantes.

Para isso, a Sema criou amplos espaços permeáveis – os chamados espaços-árvore (Lei Municipal nº 11.815/2018) – para permitir o desenvolvimento adequado do exemplar arbóreo. A partir desse projeto-piloto, propõe-se que a árvore tenha seu lugar adequado e específico nas calçadas, a fim de evitar seu corte pelo conflito com demais equipamentos, como postes, tubulações ou mesmo as entradas de garagem, que, muitas vezes, chegam depois das árvores. A iniciativa está alinhada às discussões que vem ocorrendo entre os profissionais da área da arborização urbana e tem sido estimulada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município VerdeAzul.

A Avenida Américo Figueiredo foi um dos locais escolhidos para receber a Floresta Urbana em setembro de 2018, com o plantio de 35 árvores, entre diferentes espécies de ipês. Em vistoria realizada pela Sema no dia 16 de junho deste ano, foi observado o crescimento vigoroso de ipês-roxos em comparação a outras espécies. Enquanto os ipês-roxos apresentavam uma altura média de 2,5 metros, as outras espécies estavam com 1,5 metro. Em 2018, todas as mudas tinham altura de 1,2 metro. Além disso, na última quarta-feira (24) a equipe da secretaria retornou ao local e realizou o plantio de outras cinco árvores para repor exemplares que não sobreviveram e feita toda a adubação.

Já a Avenida Paulo Emanuel de Almeida ganhou a Floresta Urbana em fevereiro de 2019, com o plantio de 25 ipês-rosa. Na vistoria realizada em junho deste ano, foram verificados que quatro exemplares precisariam ser repostos e alguns outros locais que poderiam receber o plantio de mais árvores. Na última quarta-feira, a Sema realizou o plantio de oito árvores na calçada da via, além de fazer a adubação de cobertura e o controle de formigas. A abertura de mais espaços-árvores e o plantio de outras cinco mudas estão programados para o mês de dezembro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sociedade Brasileira de pediatria alerta pais sobre presentes de Natal

Eletrodomésticos barulhentos colocam em risco à audição

Contra Coronavírus, Prefeitura de São Paulo vai colocar álcool em gel nas escolas municipais

Governo vai fazer pente-fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Empréstimo do Auxílio Brasil faz crédito de R$ 3 mil virar dívida de mais de R$ 5 mil

Guias e calçadas do novo acesso à avenida Dom Aguirre, em Santa Rosália, são concretados