18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fiscalização por videomonitoramento completa um ano e registra 2.885 infrações

Postado em: 15/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de proporcionar segurança no trânsito, a implantação do sistema de fiscalização através do videomonitoramento, autorizada pela resolução 532/15 do Contran, completa um ano de atividade neste mês de dezembro.

Como intuito coibir infrações e contribuir para a fluidez do trânsito, além de monitorar e auxiliar os condutores em situações de risco, somente no segundo semestre de 2018, houve uma redução de 27% de mortes em Sorocaba, causadas por acidentes de trânsito em relação ao ano passado.

Para o motorista de caminhão Márcio Alves Barbosa, a ferramenta de fiscalização é importante para a diminuição de acidentes no trânsito, pois os motoristas passam a ser mais cautelosos sabendo do monitoramento. “Com essa fiscalização, as infrações tendem a diminuir cada vez mais e com esse controle do trânsito, através das câmeras, temos mais segurança nas ruas e a facilidade de recorrer aos agentes e as autoridades para prestações de serviços, trazendo mais eficácia ao trabalho realizado nas ruas”, enfatiza.

As 117 câmeras espalhadas pela cidade conseguem flagrar irregularidades, como veículo parado sobre a faixa de pedestre, estacionamento em local proibido, deixar de dar preferência ao pedestre na travessia, conversão em local proibido, fila dupla, uso do celular, falta de cinto de segurança, motociclistas trafegando sem capacete, entre outras. Todas as imagens gravadas são arquivadas e concedidas às autoridades por meio de requerimentos.

Desde dezembro de 2017 até setembro de 2018, foram constatadas 2.885 infrações pelo sistema de videomonitoramento. As infrações mais cometidas pelos condutores são: estacionar em local/horário proibido especificado pela sinalização; estacionar ao lado/sobre divisores de pista de rolamento/marcas de canalização; deixar de usar o cinto de segurança e estacionar sobre a faixa de pedestre.

O objetivo é reduzir esse número de autuações através das ações educativas que são realizadas semanalmente nas escolas e nas ruas pelos arte-educadores. Além, de reduzir o número de acidentes no trânsito para zero.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem é preso com mais de 900 maços de cigarros contrabandeados

Puxada por alimentos, inflação sobe 0,64% em setembro, a maior alta para o mês desde 2003

TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleições municipais

GCM detém homem por desrespeitar medida protetiva

Operação integrada inibe aglomerações em diferentes pontos da cidade na noite de sábado

Base Aérea de Anápolis está pronta para receber repatriados