25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fim de semana teve ‘Operação Pancadão’ em diferentes bairros

Agência Sorocaba
Postado em: 22/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Entre a sexta-feira (19) e domingo (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) fez diversas ações visando coibir os chamados “Pancadões” na cidade e onde acontecem aglomerações de pessoas. O trabalho aconteceu na Vila Helena; Nova Sorocaba; Residencial Carandá; Vitória Régia; Rancho Pancadão na Vila Bom Jesus; Paineiras; Jd. dos Alpes e Jd. Ipiranga.

No total, foram registradas 214 multas de trânsito e um veículo foi guinchado por infrações administrativas. A GCM fiscalizou 9 estabelecimentos comerciais que foram denunciados por aglomeração de pessoas, sendo que 2 foram notificados, 2 autuados e 3 estavam com as atividades encerradas. Dois comerciantes também foram orientados quanto às corretas medidas sanitárias contra a disseminação da Covid-19.

Para o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Marcelo Carriel, em que pese as ações do Poder Público, a diminuição e extinção dos pancadões depende mais da conscientização das pessoas, do que de fiscalização e policiamento, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus. “Porém, enquanto estiverem ocorrendo, seus responsáveis sofrerão as ações administrativas e até mesmo criminais cabíveis”, garantiu.

As ações são de ocupação preventiva dos espaços públicos de modo a evitar confronto, promover a fiscalização de trânsito e a orientação dos cidadãos para o entendimento do perigo da aglomeração enquanto espaço propício de propagação da Covid-19. Por conta das atividades da GCM, houve correria de jovens no Jardim Ipiranga, inclusive com a hostilização dos profissionais de segurança que foram vítimas de ofensas e objetos arremessados.

Já no Altos do Ipanema, um homem de 26 anos que havia deixado o sistema prisional há cerca de 15 dias foi preso pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) pelo mesmo crime pelo qual respondia; tráfico de drogas. Com ele ainda estavam um rádio comunicador e uma sacola contendo 437 porções de entorpecentes.

No Jardim dos Alpes foram apreendidas pipas com material cortante, o que é proibido e pode gerar multa de R$ 1.940,28, além de um início de “Pancadão” que foi rapidamente inibido pela presença dos agentes. A Polícia Militar e a Urbes – Trânsito e Transportes também foram parceiros nas ações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais dois idosos morrem por coronavírus em hospital de São Paulo

Setor de Fiscalização e GCM checam denúncias de perturbação do sossego neste sábado

´Tem medo do quê? Enfrenta´, diz Bolsonaro sobre mortes pelo coronavírus

General Mourão diz que houve exploração política em protestos sobre educação

"Vitória por parte do Legislativo", diz presidente da Câmara sobre Justiça rejeitar volta de Crespo

Parte do forro da Policlínica de Sorocaba desaba e agendamentos são remanejados