20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Festeiros do Divino em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 02/06/2022

Compartilhe esta notícia:

As paróquias da arquidiocese de Sorocaba promovem neste dia 5 de junho a sua festa do Divino, registrando na liturgia do Dia de Pentecostes a sua manifestação de fé na Pessoa do Espírito Santo. Os sete dons do Espírito são reverenciados na bandeira do Divino que acompanha os festeiros em suas visitas às casas e comércio. No bairro do Jardim Saira há mais de 20 anos acontece à festa com a participação dos moradores e sacerdote da igreja matriz de NS Medianeira, atualmente o padre Washington Ribeiro. Acompanho esse tradicional evento católico desde a sua primeira solenidade no antigo salão comunitário que ficava na Alameda Itanhaém. Ao relembrar essa data e estar como um dos bandeireiros no domingo de Pentecostes, assistindo o descerramento da bandeira, no mastro da igreja localizada na Praça dos Sorocabanos, certamente verei a emoção dos membros da comunidade. Durante o dia estão programadas quatro missas. Às 7h, 9h30,15h e 19h.  Às 8h haverá carreata com as imagens das comunidades de São João Batista, São Judas Tadeu, São Tiago, NS Medianeira, NS de Lourdes e Divino Espírito Santo. Já às 20 horas, o povo fará uma procissão luminosa pelas ruas do jardim Saira.

 

Na liturgia diária, este Dia de Pentecostes destaca o dom do Espírito Santo, como um sopro renovador. É uma força criadora e renovadora de todas às coisas. Sempre vivo em nosso íntimo, é a comunicação que o próprio Deus estabelece conosco. Padre Nilo Luz diz que “sem ele, a Igreja e cada seguidor do Mestre não teriam o vigor que os impele à busca de novos horizontes”. Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba, relata que “no recolhimento, o Espírito Santo confere à alma uma maior profundidade, permitindo-lhe tomar consciência da misteriosa riqueza concedida pela inabilitação das três divinas”. Um dos dons, o da Fortaleza, segundo o papa Francisco, “o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração, liberta-o do torpor, das incertezas e de todos os temores que podem detê-lo, de modo que a Palavra do Senhor seja posta em prática de forma autêntica e jubilosa”. Durante nove dias houve a novena do Divino nas comunidades do Brasil, como no Santuário Nacional de Aparecida e, em Sorocaba e demais cidades.

 

Dom Julio Akamine celebrará missa de Pentecostes no dia 5, às 5 horas na Casa de Retiros Sagrada Família, da Renovação Carismática Católica e às 9 h na Comunidade do Divino Espírito Santo de Votorantim.

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal jornal Ipanema.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 148 novos casos e mais uma morte de Covid-19

Mulheres também peidam!

Brasil cai em rankings mundiais de corrupção, democracia, violência e produtividade

Prefeitura assina protocolos de intenções de investimentos com empresas no valor de R$ 102 mi

Começam nesta terça-feira inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

Jaqueline promove novas mudanças nas Secretarias de Habitação e de Cultura