22 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Festa Julina de Sorocaba é a primeira da região a trazer inclusão social em todos os dias do evento

Foto: Samara Peres
Postado em: 20/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Além de promover lazer e diversão a milhares de pessoas e gerar uma renda de extrema importância às entidades assistenciais da cidade, a 41ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba, realizada de quarta a sexta-feira, das 18h à 0h, e aos sábados e domingos, das 13h à 0h, no Paço Municipal, é a primeira da região a ter uma preocupação especial em gerar o máximo de acessibilidade e dar espaço para a realização de um projeto para acolher as pessoas com qualquer deficiência, em todos os dias do evento beneficente.

 

A iniciativa ocorre por meio do projeto “Aqui tem inclusão”, realizado pela Associação Antônio José Guarda (AJG), em parceria com a Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Julina Beneficente de Sorocaba), que oferece às pessoas com deficiência um apoio para que elas possam aproveitar a festa da mesma forma que os demais participantes.

 

Com uma equipe especializada em Libras e voluntários, “Aqui tem inclusão” visa amenizar as dificuldades das pessoas com deficiência no recinto da festa, seja no percurso, na comunicação ou, até mesmo, com informações a respeito do direito de ter acesso às filas preferenciais e gratuidade no Parque de Diversões, por exemplo.

 

Criada em 2004, a AJG é uma organização sem fins lucrativos de Sorocaba, que atua em setores diversos, sempre com o princípio de excelência em contribuir para a melhoria da qualidade de vida, visando atingir as famílias que mais precisam, com atividades que contribuam para o desenvolvimento social, tecnológico e ético, oferecendo a oportunidade de inclusão capacitada como parte fundamental em uma sociedade.

 

O coordenador da equipe, Valter Sterne, conta que o projeto “Aqui tem inclusão” foi pensado para que as pessoas com deficiência possam prestigiar a Festa Julina no dia que preferirem e consigam ter a assistência necessária para que possam aproveitar o evento e ter, de fato, a inclusão social necessária.

 

A tenda da Associação Antônio José Guarda está instalada em frente à entrada da Festa Julina. O projeto conta com rampa de acesso para cadeirantes e uma plataforma mais alta colocada na Arena de Shows Nacionais, para que os cadeirantes consigam enxergar os shows com mais qualidade e sem nenhum empecilho. A ação conta com cerca de 20 voluntários cadastrados, que atuam em dias diferentes, auxiliando os munícipes com deficiência, seja física ou intelectual, para que eles possam aproveitar, com conforto e tranquilidade, a Festa Julina.

 

Além de um grupo permanecer na tenda do projeto, outros voluntários ainda circulam pelo recinto do evento e podem ser facilmente identificados pelos coletes laranjas, com uma estampa de gestuais em Libras nas costas. Dessa forma, eles são abordados e igualmente abordam familiares de crianças e pessoas com deficiência para oferecer ajuda e contar sobre o trabalho da AJG. “As famílias vem até nós e contam que, em outros eventos, nunca tiveram isso”, afirma a coordenadora da equipe, Rafaella Mocci Bortolaja Prette.

 

Valter Sterne conta que o show do cantor Thiaguinho, no dia 15 de julho, teve tradução simultânea em Libras durante toda a apresentação, o que ele considera uma vitória, já que é a primeira vez que eles estão colocando em prática o projeto. “É uma vitória! Nós estamos conseguindo levar o conhecimento sobre a importância da acessibilidade e acolhimento para todos”, celebra. Rafaella completa, ainda, que está sendo importante atuar na Festa Julina Beneficente de Sorocaba, para adquirir experiência e identificar as dificuldades das pessoas com deficiência, aprimorando, ainda mais, o atendimento.

 

A Associação Antônio José Guarda oferece, ainda, em sua tenda da Festa Julina, oficinas e outras atividades gratuitas, como pintura facial para crianças, além de lápis e papel para que elas possam desenhar. Mais informações podem ser obtidas no perfil da AJG no Instagram: @ajg_antoniojoseguarda.

 

Mais sobre a Festa Julina de Sorocaba

 

Realizada pela Afejubes, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, a 41ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família conta com as tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas comercializadas por 27 entidades assistenciais do município, além de uma programação cultural recheada de atrações até o dia 31 de julho, com shows musicais nacionais e regionais, apresentações infantis, números de stand-up, parque de diversões e muito mais. O ingresso para ter acesso ao recinto é vendido a um valor acessível, de R$ 5.

 

Além de oferecer um local seguro e um ambiente familiar, recheado de atrações e diversões para todos, o objetivo do evento é angariar recursos às entidades beneficentes da cidade, já que a Festa Julina é uma importante fonte de renda para que essas instituições desenvolvam seu importante trabalho social ao longo de todo o ano.

 

O cardápio gastronômico está bastante variado, com sopas, lanches, torresmo, costela, batata no cone, churros, chocolate quente, bolinho caipira, pastel, crepes, cocadas, camafeu, pão de mel e maçã do amor, além de refrigerantes, vinho quente, quentão e muito mais.

 

As 27 entidades beneficentes participantes da Festa Julina são: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba; Asipeca Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer; Associação Amor em Cristo; Associação Criança Feliz de Sorocaba; Casa do Menor de Sorocaba; Casa Nossa Senhora das Graças; Casa Transitória André Luiz; CEFAS – Centro Familiar de Solidariedade Nossa Senhora da Paz; Centro Cultural Quilombinho; Centro de Integração da Mulher – CIM Mulher; Coeso – Centro de Orientação Educação Social; Conselho Central de Sorocaba de São Vicente de Paulo Luiza de Marilac; Integrar – Instituto Terapêutico de Grupos de Habilitação e Reabilitação; Instituto Atleta Cidadão; Lar Fraterno Irmã Dolores – LAFID; Lar São Vicente de Paulo; Lions Clube de Sorocaba Leste; Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba – Momunes; Paróquia São Bento; Paróquia São Jose do Cerrado; Paróquia São José Operário; Paróquia São Luiz Gonzaga – Pastoral Familiar; Promoção Humana da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz; Rotary Club de Sorocaba; Rotary Club de Sorocaba Granja Olga; S.O.S. – Serviços de Obras Sociais; Transdoreso – Associação dos Pacientes Doadores e Transplantados Renais de Sorocaba e Região.

 

A Afejubes é a responsável pelo estacionamento oficial da Festa Julina Beneficente, que custa R$ 20 (preço máximo). São cinco bolsões de estacionamento, sendo um deles exatamente ao longo do trecho interditado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes; um na área de estacionamento do barracão do Fundo Social de Solidariedade (Avenida Rudolf Dafferner, 65 – Alto da Boa Vista); outro, no estacionamento da Biblioteca Municipal e mais dois em áreas com acesso pela pista Centro/Bairro da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, nas proximidades do prédio do Ministério Público Estadual e da sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

 

Os ingressos para as atrações da Festa Julina podem ser adquiridos de forma on-line ou nos cinco pontos de vendas oficiais: Radical Vest (Shopping Iguatemi Esplanada e Sorocaba Shopping), Rodeio Shop Moda Country (Av. General Carneiro, 2.193 – Jardim Magnólia), Deck Beach Bar (Av. Washington Luiz, 936 – Jardim Faculdade) e Quintal Bar (Rua Antônio Perez Hernandez, 120 – ao lado do Mercadão do Campolim). Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://julinadesorocaba.com.br/ ou, ainda, pela rede social oficial: @festajulinasorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coral Municipal Votorantim está com inscrições abertas para 2023

INSS deve revisar mais de 800 mil aposentadorias por invalidez

Prefeitura de Sorocaba realiza novo chamamento de candidatos aprovados para mais quatro vagas efetivas

‘Ele está cuidando demais do que não precisa’, diz Surfistinha sobre Bolsonaro

Analistas identificam ao menos 30 domínios falsos para aplicar golpes envolvendo Pix

‘Eu considero o Bolsonaro um boçal genocida’, dispara Ciro Gomes