30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Festa Julina de Sorocaba é a primeira da região a trazer inclusão social em todos os dias do evento

Foto: Samara Peres
Postado em: 20/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Além de promover lazer e diversão a milhares de pessoas e gerar uma renda de extrema importância às entidades assistenciais da cidade, a 41ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba, realizada de quarta a sexta-feira, das 18h à 0h, e aos sábados e domingos, das 13h à 0h, no Paço Municipal, é a primeira da região a ter uma preocupação especial em gerar o máximo de acessibilidade e dar espaço para a realização de um projeto para acolher as pessoas com qualquer deficiência, em todos os dias do evento beneficente.

 

A iniciativa ocorre por meio do projeto “Aqui tem inclusão”, realizado pela Associação Antônio José Guarda (AJG), em parceria com a Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Julina Beneficente de Sorocaba), que oferece às pessoas com deficiência um apoio para que elas possam aproveitar a festa da mesma forma que os demais participantes.

 

Com uma equipe especializada em Libras e voluntários, “Aqui tem inclusão” visa amenizar as dificuldades das pessoas com deficiência no recinto da festa, seja no percurso, na comunicação ou, até mesmo, com informações a respeito do direito de ter acesso às filas preferenciais e gratuidade no Parque de Diversões, por exemplo.

 

Criada em 2004, a AJG é uma organização sem fins lucrativos de Sorocaba, que atua em setores diversos, sempre com o princípio de excelência em contribuir para a melhoria da qualidade de vida, visando atingir as famílias que mais precisam, com atividades que contribuam para o desenvolvimento social, tecnológico e ético, oferecendo a oportunidade de inclusão capacitada como parte fundamental em uma sociedade.

 

O coordenador da equipe, Valter Sterne, conta que o projeto “Aqui tem inclusão” foi pensado para que as pessoas com deficiência possam prestigiar a Festa Julina no dia que preferirem e consigam ter a assistência necessária para que possam aproveitar o evento e ter, de fato, a inclusão social necessária.

 

A tenda da Associação Antônio José Guarda está instalada em frente à entrada da Festa Julina. O projeto conta com rampa de acesso para cadeirantes e uma plataforma mais alta colocada na Arena de Shows Nacionais, para que os cadeirantes consigam enxergar os shows com mais qualidade e sem nenhum empecilho. A ação conta com cerca de 20 voluntários cadastrados, que atuam em dias diferentes, auxiliando os munícipes com deficiência, seja física ou intelectual, para que eles possam aproveitar, com conforto e tranquilidade, a Festa Julina.

 

Além de um grupo permanecer na tenda do projeto, outros voluntários ainda circulam pelo recinto do evento e podem ser facilmente identificados pelos coletes laranjas, com uma estampa de gestuais em Libras nas costas. Dessa forma, eles são abordados e igualmente abordam familiares de crianças e pessoas com deficiência para oferecer ajuda e contar sobre o trabalho da AJG. “As famílias vem até nós e contam que, em outros eventos, nunca tiveram isso”, afirma a coordenadora da equipe, Rafaella Mocci Bortolaja Prette.

 

Valter Sterne conta que o show do cantor Thiaguinho, no dia 15 de julho, teve tradução simultânea em Libras durante toda a apresentação, o que ele considera uma vitória, já que é a primeira vez que eles estão colocando em prática o projeto. “É uma vitória! Nós estamos conseguindo levar o conhecimento sobre a importância da acessibilidade e acolhimento para todos”, celebra. Rafaella completa, ainda, que está sendo importante atuar na Festa Julina Beneficente de Sorocaba, para adquirir experiência e identificar as dificuldades das pessoas com deficiência, aprimorando, ainda mais, o atendimento.

 

A Associação Antônio José Guarda oferece, ainda, em sua tenda da Festa Julina, oficinas e outras atividades gratuitas, como pintura facial para crianças, além de lápis e papel para que elas possam desenhar. Mais informações podem ser obtidas no perfil da AJG no Instagram: @ajg_antoniojoseguarda.

 

Mais sobre a Festa Julina de Sorocaba

 

Realizada pela Afejubes, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, a 41ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família conta com as tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas comercializadas por 27 entidades assistenciais do município, além de uma programação cultural recheada de atrações até o dia 31 de julho, com shows musicais nacionais e regionais, apresentações infantis, números de stand-up, parque de diversões e muito mais. O ingresso para ter acesso ao recinto é vendido a um valor acessível, de R$ 5.

 

Além de oferecer um local seguro e um ambiente familiar, recheado de atrações e diversões para todos, o objetivo do evento é angariar recursos às entidades beneficentes da cidade, já que a Festa Julina é uma importante fonte de renda para que essas instituições desenvolvam seu importante trabalho social ao longo de todo o ano.

 

O cardápio gastronômico está bastante variado, com sopas, lanches, torresmo, costela, batata no cone, churros, chocolate quente, bolinho caipira, pastel, crepes, cocadas, camafeu, pão de mel e maçã do amor, além de refrigerantes, vinho quente, quentão e muito mais.

 

As 27 entidades beneficentes participantes da Festa Julina são: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba; Asipeca Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer; Associação Amor em Cristo; Associação Criança Feliz de Sorocaba; Casa do Menor de Sorocaba; Casa Nossa Senhora das Graças; Casa Transitória André Luiz; CEFAS – Centro Familiar de Solidariedade Nossa Senhora da Paz; Centro Cultural Quilombinho; Centro de Integração da Mulher – CIM Mulher; Coeso – Centro de Orientação Educação Social; Conselho Central de Sorocaba de São Vicente de Paulo Luiza de Marilac; Integrar – Instituto Terapêutico de Grupos de Habilitação e Reabilitação; Instituto Atleta Cidadão; Lar Fraterno Irmã Dolores – LAFID; Lar São Vicente de Paulo; Lions Clube de Sorocaba Leste; Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba – Momunes; Paróquia São Bento; Paróquia São Jose do Cerrado; Paróquia São José Operário; Paróquia São Luiz Gonzaga – Pastoral Familiar; Promoção Humana da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz; Rotary Club de Sorocaba; Rotary Club de Sorocaba Granja Olga; S.O.S. – Serviços de Obras Sociais; Transdoreso – Associação dos Pacientes Doadores e Transplantados Renais de Sorocaba e Região.

 

A Afejubes é a responsável pelo estacionamento oficial da Festa Julina Beneficente, que custa R$ 20 (preço máximo). São cinco bolsões de estacionamento, sendo um deles exatamente ao longo do trecho interditado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes; um na área de estacionamento do barracão do Fundo Social de Solidariedade (Avenida Rudolf Dafferner, 65 – Alto da Boa Vista); outro, no estacionamento da Biblioteca Municipal e mais dois em áreas com acesso pela pista Centro/Bairro da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, nas proximidades do prédio do Ministério Público Estadual e da sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

 

Os ingressos para as atrações da Festa Julina podem ser adquiridos de forma on-line ou nos cinco pontos de vendas oficiais: Radical Vest (Shopping Iguatemi Esplanada e Sorocaba Shopping), Rodeio Shop Moda Country (Av. General Carneiro, 2.193 – Jardim Magnólia), Deck Beach Bar (Av. Washington Luiz, 936 – Jardim Faculdade) e Quintal Bar (Rua Antônio Perez Hernandez, 120 – ao lado do Mercadão do Campolim). Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://julinadesorocaba.com.br/ ou, ainda, pela rede social oficial: @festajulinasorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF mantém restrições à propaganda eleitoral em jornais e na internet

CIEE e Prefeitura abrem processo seletivo para estagiários; inscrições vão até 14 de janeiro de 2020

Bastidores - Partidos se movimentam e garantem filiação de lideranças ex-PSDB para as eleições

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,8 anos

Nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial a partir desta segunda

Câmara instaura CPI para apurar denúncias acerca de contratos da Prefeitura de Sorocaba