23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Festa da Colônia Japonesa é atração em Sorocaba nos dias 6 e 7 de agosto

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Considerada uma das maiores festas realizadas no município, a 12ª edição da Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba será atração nos dias 6 e 7 de agosto, no Parque Kasato Maru, no Campolim. O evento beneficente contará com uma grande variedade gastronômica da culinária oriental, shows, entre outras atividades especiais, e ocorrerá no sábado (6), das 12h às 21h30, e no domingo (7), das 12h às 20h.

 

Organizada pela Nippon Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, a Festa da Colônia Japonesa é um evento gastronômico, artístico e cultural, que tem o propósito de divulgar a cultura nipônica na cidade e região, além de ser uma importante fonte de renda para entidades assistenciais de Sorocaba, que comercializarão comidas típicas, como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba.

 

“O tema da Festa Japonesa 2022 é ‘Saikai’, que, no idioma japonês, significa reencontro, pois tivemos a ausência de dois anos de realização do evento, devido à pandemia. Esperamos, novamente, a presença de um grande número de pessoas, assim como nas onze edições anteriores. Graças aos esforços da nossa comunidade, do apoio da Prefeitura de Sorocaba e dos patrocinadores, conseguimos planejar a realização desse grandioso e importante evento. Uma oportunidade para divulgar nossa cultura milenar, costumes e gastronomia. Estamos muito otimistas sobre o sucesso de mais esta Festa Japonesa”, afirma o presidente do Nippon Sorocaba, Sérgio Mori.

 

“Convidamos os sorocabanos de todas as idades a participarem desta grande festa, que já é tradicional e faz parte do calendário anual oficial da cidade de Sorocaba. Toda a renda será revertida às entidades assistenciais, para que elas possam continuar desenvolvendo o importante trabalho que realizam no município”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

 

Kasato Maru é um parque aberto, localizado no cruzamento das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, inaugurado em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, os projetos arquitetônico e paisagístico do parque trazem elementos presentes na cultura e religião do Japão.

 

Inaugurado em 2008, o parque que sedia a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, desde o seu início, recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru, com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP). Ele abriga os principais elementos de um jardim japonês, como o Taiko Bashi (ponte), o lago, a Sakura (flor de cerejeira) e o Tori (pórtico).

 

O evento é aberto ao público. O Parque Kasato Maru está localizado entre as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim. Mais informações pelo telefone (15) 3231-3015 (Nippon Sorocaba).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Combate à pobreza na infância reduz em 22,5% os crimes na juventude

Conselho LGBT de Sorocaba inicia processo eleitoral para mandatos vagos

Prefeitura de Sorocaba entrega pavimentação de via no bairro Ipanema do Meio

Deic apreende maconha em pó na região de Sorocaba

Região do Carandá será contemplada no Mutirão de Castração de cães e gatos

Governo Lula deve transferir joias do acervo privado de Bolsonaro para o patrimônio público