A vereadora Fernanda Garcia (PSOL), se tornou a vereadora mais votada da história de Sorocaba nas eleições municipais deste domingo (6). Com 6.860 votos, a parlamentar irá assumir seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Sorocaba.
Para Fernanda, o resultado reflete o apoio da população às fiscalizações e pautas que a parlamentar defende ao longo de sua trajetória política.
"Quero agradecer a cada pessoa que confiou no nosso trabalho e nos reelegeu com uma votação expressiva. Entrar para a história como a mulher mais votada à Câmara Municipal é uma conquista coletiva. Cada voto representa a confiança em nosso trabalho e o desejo de mudanças em prol da classe trabalhadora", disse.
Durante a campanha, Fernanda recebeu apoios de lideranças do PSOL, como a deputada federal Érika Hilton, a deputada federal Luciene Cavalcanti, o deputado federal Glauber Braga, o deputado estadual Carlos Gianazzi, a co-deputada estadual Paula da Bancada Feminista, a deputada estadual Ediane Maria, e a presidente do PSOL de São Paulo, Débora Lima.
Trajetória de luta
Fernanda Schlic Garcia, professora de língua portuguesa formada pela Universidade de Sorocaba, construiu sua trajetória política no movimento estudantil, nas lutas sindicais e como vereadora combativa em Sorocaba. Filha de trabalhadores, Fernanda começou cedo a lutar por direitos, como o passe livre estudantil, e foi fundamental no movimento Olho Vivo, que organizava manifestações em defesa da juventude e dos direitos sociais.
Eleita vereadora pelo PSOL em 2016 e reeleita em 2020, Fernanda se destacou pela defesa do fortalecimento dos serviços públicos, saúde, educação e dos direitos da classe trabalhadora e das mulheres, além de seu compromisso com o enfrentamento à LGBTfobia. Também foi uma das fundadoras do Coletivo Feminista Rosa Lilás e do cursinho popular Liberte-se, que auxilia jovens da periferia a acessar a universidade.