A Feira Beco do Inferno chega a sua 30ª edição no próximo dia 8 de dezembro, domingo, na Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, das 13h às 20h com uma programação que celebra a música autoral de artistas da cidade. Além de shows ao vivo, o evento, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados, reunirá 190 artistas e expositores que apresentarão trabalhos autorais em arte, artesanato, moda, literatura e design, representando diversas linguagens artísticas.
A programação contará, ainda, com oficinas e atividades interativas para todas as idades. Entre as atrações musicais, o público poderá conferir shows de Ananda Jacques, às 14h30; Laís Moura, às 16h30; e a banda Sul Nascente, às 18h. O evento será encerrado com o Baile do Beco, às 19h, com discotecagem do coletivo Que matinho é esse?.
Além das apresentações artísticas, a Feira contará com espaços voltados para as crianças, como brincadeiras, como bolhas de sabão, e oficinas de corpo e movimento e de modelagem de vasos de argila, com doação de mudas.
Uma oficina de cartazes criativos, abordando temas como sustentabilidade, também será realizada das 13h às 15h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência por meio do link na bio do perfil oficial do evento no Instagram.
Como já é tradição, a área gastronômica da Feira oferece uma diversidade de opções para atender a diferentes públicos, incluindo pratos veganos, vegetarianos e funcionais. Os visitantes poderão experimentar uma seleção de alimentos orgânicos, com curadoria do coletivo VemdoMato, além de quitutes e bebidas artesanais.
Atrações musicais
O lineup da 30ª edição da Feira Beco do Inferno traz uma diversidade de estilos e propostas de artistas locais que enriquecem a programação musical do evento. Ananda Jacques, cantora e compositora com raízes na música brasileira, incorpora influências do soul, bossa nova e samba em suas apresentações. Com letras que celebram autoconfiança, afeto e afrorreligiosidade, a artista, que também é uma das fundadoras da Feira, retorna para este palco especial com uma performance cheia de emoção e conexão com o público.
Já a banda Sul Nascente faz o show de lançamento do seu álbum de estreia intitulado "Corações, Pássaros, Astros e Insetos". Formado por Letícia Nunes, Niko Noya e Juan Humberto, acompanhado de músicos que se conheceram no Conservatório de Tatuí, o grupo apresenta uma fusão única de jazz, ritmos sul-americanos e MPB.
Outro destaque é o show “Em Construção”, de Lalis, inspirado no EP homônimo da artista sorocabana. A apresentação, que transita entre R&B, neo soul e pop, reflete uma jornada de valorização da identidade negra e convida o público a vivenciar essa narrativa por meio de músicas autorais e releituras de clássicos.
Encerrando a programação musical, o coletivo Que Matinho é Esse? promete animar o Baile do Beco, às 19h, com uma seleção de reggae. Formado por Carol Selecta e Pensanuvem, ambas pesquisadoras e DJs de ritmos afro diaspóricos e tropicais, o coletivo combina pesquisa musical e paixão pelos vinis para criar uma atmosfera leve e dançante. A apresentação contará ainda com projeções visuais assinadas pela artista Esther Lourenço, enriquecendo a experiência sensorial do público.
Sobre a Feira
Criada há oito anos e sempre realizada de maneira totalmente independente, a Feira Beco do Inferno começou na rua Leite Penteado, também no Centro, e se consolidou como um dos principais eventos culturais da cidade, promovendo a arte independente e a economia criativa. Com o aumento significativo de público e expositores, a Feira passou a ser realizada na Praça Frei Baraúna.
Serviço
Data: 8 de dezembro de 2024
Horário: das 13h às 20h
Local: Praça Frei Baraúna – Centro, Sorocaba
Entrada: Gratuita