19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fechamento da UPH Zona Leste é tema de audiência pública na Câmara

Postado em: 18/02/2019

Compartilhe esta notícia:

O convênio entre a Prefeitura Municipal e o Banco de Olhos de Sorocaba para a estruturação, operacionalização e gerenciamento da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste será objeto de audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira (18) às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa da audiência é do presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), juntamente com os vereadores Silvano Júnior (PV), Hudson Pessini (MDB) e Wanderley Diogo (PRP). A falta de um anúncio sobre o futuro da unidade tem causado preocupação na população.

“Nessa audiência pública, iremos discutir um assunto de uma importância gigantesca para aqueles que dependem da prestação de serviços de saúde através do SUS. Estamos convidando todos os interessados na permanência do BOS na UPH da Zona Leste para que possamos atender os anseios da população, que quer essa permanência”, afirma o presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB). O parlamentar enfatiza que a Zona Leste conta com aproximadamente 33 bairros e a UPH atende principalmente crianças e pessoas idosas.

O presidente do Legislativo é taxativo ao defender a permanência do convênio: “Não podemos sequer imaginar a possibilidade do fim desse convênio com o BOS. Precisamos ter o entendimento de que esse é um serviço absolutamente necessário para os pacientes do SUS e tem sido prestado com qualidade, o que justifica sua continuidade” – enfatiza Fernando Dini, conclamando a população a participar da audiência pública.

Vereadores querem manter unidade

O contrato vigente entre a Prefeitura e o BOS para gerenciamento da UPH da Zona Leste venceu em 14 de janeiro deste ano e foi prorrogado por quatro meses até o dia 15 de maio próximo, conforme lembra o vereador Silvano Júnior (PV), outro proponente da audiência pública. “Fui procurado por moradores da região da Vila Hortência e de toda a cidade que querem a permanência do convênio. Outros vereadores também foram procurados, inclusive o presidente da Casa, que é da região e irá presidir a audiência. São cerca de 18 mil atendidas mensalmente naquela unidade. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa para manter o contrato com o BOS. É com esse propósito que estamos realizando essa audiência pública”, afirma Silvano Júnior.

O vereador Wanderley Diogo (PRP) também é enfático ao afirmar que a própria população sorocabana, especialmente os moradores da Zona Leste, é quem está solicitando a renovação do convênio com o BOS. “Como diz o ditado popular, em time que está ganhando não se mexe. Mesmo com todas as deficiências que a saúde enfrenta em todo o país, o atendimento oferecido pelo BOS na UPH da Zona Leste é de qualidade, funciona bem e com rapidez. O paciente consegue falar com o médico. Por isso, a população não quer que o BOS seja tirado da lá”, afirma Wanderley Diogo (PRP), convocando a população para comparecer em massa à audiência pública.

O vereador Hudson Pessini (MDB), também proponente da audiência, observa que, volta e meia, se ventila o fechamento da UPH da Zona Leste, o que, no seu entender, é inadmissível. “Nasci na Vila Hortência, moro na Vila Hortência até hoje e sei da importância daquela unidade de saúde. Ela atende vários bairros da região, como João Romão, Sabiá, Zacarias, e atrai pessoas de outras regiões, devido à qualidade do seu atendimento. “A UPH da Zona Leste recebe moradores de bairros como o Parque São Bento, porque o atendimento ali é bom, é digno”, afirma o vereador, que ressalta a importância da participação da população na audiência em defesa da manutenção da referida UPH.

A audiência pública sobre a prorrogação do contrato com a UPH da Zona Leste é aberta a toda a população e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo), além das redes sociais da Casa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba totaliza mais de 13 mil casos e 12 mil recuperados da Covid-19

Cármen Lúcia cobra Aras e impõe prazo de 24 h para PGR se manifestar sobre ataques de Bolsonaro às urnas

Jaqueline faz "troca-troca" entre secretários e muda áreas da Fazenda e Habitação em Sorocaba

Carro derruba poste de energia e interdita tráfego na rua Hermelino Matarazzo

Governo anuncia campanha contra exploração sexual de crianças e jovens

Empresa paulista desenvolve autoteste que detecta todas as variantes do SARS-CoV-2