19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Famílias velam corpos de vítimas de massacre em ginásio de Suzano, em SP

Postado em: 14/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Thaiza Pauluze, FOLHAPRESS

Juntas, as famílias de alunos e funcionários mortos no massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, velam as vítimas na Arena Suzano, no Parque Max Feffer, na manhã desta quinta-feira (14).

O velório coletivo começou às 7h entre abraços, choros, sussurros e crianças pequenas que acompanham os pais, no ginásio poliesportivo que fica a menos de um quilômetro da escola, palco dos ataques. Cerca de 500 pessoas acompanham a cerimônia.
O ministro da Educação, Ricardo Vélez, e o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, também estão no local.

O movimento de pessoas que não são das famílias é grande na Arena circundada por dezenas de coroas de flores. Elas ficam isoladas por uma grade que as separa dos familiares -os únicos próximos aos corpos. Por volta das 14h está prevista a realização de uma missa ecumênica.

Estão sendo velados os estudantes Cleiton Antonio Ribeiro, 17; Caio Oliveira, 15; Samuel Melquiades Silva de Oliveira, 16; e Kaio Lucas da Costa Limeira, 15.

Também a inspetora de ensino Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 e a coordenadora pedagógica Marilena Ferreira Umezu, 59 -que só será sepultada no sábado (16), quando um de seus filhos chega do exterior.

Outras duas famílias optaram por velórios separados. O estudante Douglas Murilo Celestino, 16, está sendo velado desde 1h, na igreja evangélica Assembleia de Deus, em Suzano.

E o velório do empresário Jorge Antonio Moraes, proprietário de uma revendedora de carros e tio de um dos atiradores, acontece desde a madrugada no cemitério Jardim Colina dos Ypês, onde será sepultado.

width=3000
Flores são colocadas na porta da Escola Estadual Raul Brasil em Suzano, na Grande São Paulo, durante missa realizada na noite quarta-feira (13). Dois atiradores invadiram a escola e efetuaram disparos, deixando 10 mortos e 10 feridos, e em seguido cometeram suicídio / Foto: Suamy Beydoun/Agif/Folhapress
width=3000
Velório dos corpos das vitimas do crime da Escola Raul Brasil, em Suzano, na Arena Max Feffer nesta quinta-feira (14). Foto: Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress

A estudante Sofhia Cristal Reis, 16, veio ao velório do amigo Caio, porque “de alguma forma precisava estar com ele”. Mas às vezes, “eu paro para pensar e não parece real ainda”.

Ela não estava na Raul Brasil porque tinha acabado de trocar de escola e largou a aula quando soube do atentado no colégio onde conheceu também a coordenadora Marilena e a inspetora Eliane.

“Recebi a notícia e sai correndo. Vi que era ele pelos vídeos, fotos. Fiquei apavorada”, conta ela, que dividia com o amigo o gosto por trap. “Um dia ele tá lá tão sorridente com a gente, no outro ele tá deitado num caixão.”

Este é o primeiro ano de José Victor Júnior, 15, na Raul Brasil. Ele se preparava para ir a aula na tarde desta quarta (13), quando soube do ataque. “Fiquei desesperado porque meus primos estavam na escola.”

Os estudantes se safaram, mas este início de ano letivo levou “a tia” -no caso, a inspetora Elaine. “Minha irmã mais velha estudou lá também, então peguei intimidade com ela muito rápido, ficava um zoando o outro.” Mas “na hora de dar bronca ela dava também.”

Ele não sabe o que vai ser da segunda-feira (18) que se avizinha. “A gente viu exatamente onde cada corpo tava, vamos lembrar toda vez que olhar.”

Os corpos dos atiradores Guilherme Taucci Monteiro, 17, e de Luiz Henrique de Castro, 25, continuam no IML (Instituto Médico Legal) de Mogi das Cruzes (Grande SP). Eles só sairão de lá após o enterro das vítimas do massacre.

Apoio psicológico

As famílias devem receber apoio de dois psiquiatras e um psicólogo enviados pela secretaria estadual da Saúde para atuar com a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Suzano, no atendimento aos envolvidos na tragédia.

Há ainda outros sete feridos hospitalizados. Um deles segue em estado grave. É o estudante Anderson Carrilho de Brito, 15, transferido de Suzano para o Hospital das Clínicas, na capital paulista.

width=3000
Velório dos corpos das vitimas do crime da Escola Raul Brasil, em Suzano, na Arena Max Feffer nesta quinta-feira (14). Foto: Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress
width=4271
Dor e muita comoção durante velório coletivo de seis das oito pessoas foram mortas por dois adolescentes na manhã da última quarta feira na Escola Estadual Raul Brasil. O velório das vítimas acontece na manhã desta quinta feira, 14. Foto: Rogério Gomes/Brazil Photo Press/Folhapress
width=4271
Dor e muita comoção durante velório coletivo de seis das oito pessoas foram mortas por dois adolescentes na manhã da última quarta feira na Escola Estadual Raul Brasil. O velório das vítimas acontece na manhã desta quinta feira, 14. Foto: Rogério Gomes/Brazil Photo Press/Folhapress

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vigilância Sanitária interdita clínica geriátrica na região central

Abertas inscrições para o 5º Mutirão de Empregos Sorocaba edição especial “Meu Primeiro Emprego”

Operação integrada GCM e PM autua 88 veículos e coíbe “pancadões” e pontos de aglomeração

Petrobras reajusta preço da gasolina em 4% nas refinarias

Prefeitura vai apurar conduta de médicos de UPHs após denúncia de vereador

Manga anuncia que irá aos EUA em busca de investimentos para Sorocaba