28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Família Sanches Molina faz história em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Fotos: arquivo de família
Postado em: 11/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A família Sanches Molina é uma das mais tradicionais de Sorocaba. Os seis irmãos José, Marília- in memoriam, Jurandir, Judite, Juraci e Jairo, perpetuam essa amizade em uma das fotos que reproduzo neste artigo. Ela foi clicada em 1947 na sala da casa deles. Os terninhos e as meninas com os seus vestidos, formavam a elegância da turminha. Todos são lembrados entre os amigos do  bairro Além Ponte que participam de uma página na rede social.

 

A história de cada um dos irmãos Sanches, transmite orgulho pela idoneidade da família que caminha há mais de um século com a mesma dedicação e amizade entre os moradores do bairro. Formado na Turma de 1972, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, Jairo Sanches, nasceu em 19 de novembro. É membro do Rotary Clube Vergueiro, onde já exerceu a presidência da entidade. Juraci Sanches, o ’Jura’, é formado  em Administração de Empresas e rotariano dos mais atuantes na cidade. Corretor de imóveis, ele conhece Sorocaba na ‘palma da mão’, dizem os seus colegas de clube rotário, como o José Dini Filho. O Jair Sanches Molina é engenheiro e ocupou importantes cargos públicos. Atua no ramo da construção civil e mantém no seu círculo de amigos, como Eli de Goes Vieira, que destaca que os irmãos Sanches são pessoas da melhor qualidade.

 

A união da família Sanches pode ser constatada em reuniões festivas que os irmãos promovem, como no caso do café da tarde na casa da tia “Juju”. Uma conversa na mesa da cozinha regada a bolo com muitas risadas. O neto Jean Carlo Reis admira o tio Jair ao vê-lo em uma imagem no colo do vovô José Sanches Molina. Os irmãos Sanches formam um ‘verdadeiro “Clube dos Bolinhas” diz Lúcia Gomes. A Bete Covre sai em defesa das mulheres e adiantou aos primos Sanches que em breve terá também o “Clube das Luluzinhas”, com a presença da Jurema Sanches Casare levando alegria à família.  

 

Empresários que fizeram sucesso com a Facis Tubos e a loja na região da ponte de Pinheiros, em Sorocaba, os irmãos Sanches Molina, como o José Sanches, nascido em julho de 1936, é um elo da família em suas mais  de oito décadas de vida. Judite Sanches tem como slogan “não espalhe medo, espalhe fé e esperança”. Animadíssima, dedica imagens poéticas da fazenda e seus morros em céu azulado, à irmã Judite.

 

E assim, em espírito de paz e união, o testemunho e exemplo da família Sanches  irradia esperança e a certeza de que vale muito a amizade, um dom que jamais o dinheiro  poderá comprar. Neste dia 11 de novembro, comemora-se o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. Uma lição que a humanidade precisa aprender com a triste destruição de pessoas e famílias, como vemos hoje na guerra estúpida da Rússia com a Ucrânia. É necessário que as lideranças mundiais aprendam com o passado e jamais se deixem levar pela ganância de conquista de um pedaço de terra, por egoísmo ou vaidade humana, que um dia deverá ser prestado contas ao Criador.

 

Cada um dos habitantes deste Planeta precisa pensar e repensar nos seus atos com a família, vizinhos, comunidade, animais, natureza, meio ambiente na cidade e País. No último dia 10 de novembro, uma senhora, dona de um canil foi condenada por maus-tratos a 1700 animais na cidade de Piedade. Não é possível que ainda exista esse tipo de comportamento humano na sociedade.

 

 

Vanderlei Testa ( artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovem morre ao bater em árvore em estrada que liga Piedade a Ibiúna

Prefeitura de Sorocaba divulga balanço de serviços públicos durante Greve Geral

Votorantim tem baixa adesão de gestantes e crianças em campanha de vacinação contra a gripe

OMS pede colaboração para investigar origens do novo coronavírus

Após morte do pai na guerra, refugiada no Brasil vende quadros para comprar passagem de volta à Ucrânia

Bolsonaro sobre operação contra Witzel: ‘Parabéns para a Polícia Federal’