19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Família Police com DNA na história do Brasil - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 30/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

O legado dos filhos e descendência de netos e bisnetos dos Police está no DNA de cada descendente. Trabalho, educação e solidariedade familiar e comunitária. Entre os filhos de Paschoal Police e Angela Police hoje destacamos o Valter Police e família. Ele relata a vida do filho Daniel Police.

 

O Valter e seu irmão Paschoal Junior foram amigos de minha infância. Daniel tem uma história de vida com sonhos a serem realizados para o desenvolvimento de Sorocaba. Sua inspiração comunitária vem desde a juventude no Colégio Salesiano onde estudou e se formou, aprendendo como cristão o respeito às pessoas.

 

Para o Daniel Police os seus professores sempre foram educadores e amigos que junto com os seus pais, forjaram a sua educação humanitária. Essa visão de ser útil à cidade cresceu no seu interior como uma meta e desafio.

 

Daniel constituiu a sua família ao se casar com Daniele Viana Raphanelli Police. A Igreja de NS Auxiliadora dos padres salesianos testemunhou esse sacramento matrimonial do casal. Casados há 10 anos, Daniele e Daniel são pais da Maria Luiza. Pais amorosos valorizam o relacionamento familiar dos pais como fundamental na formação da personalidade da criança.

 

O respeito às tradições familiares de seus antepassados, os tataravôs e avôs, registrado na história da industrialização do Brasil, dos esportes e na política em prol do respeito e dos cidadãos e suas famílias, está sendo preservado por Daniel Police como missão de vida.

 

No esporte, sua descendência vem de Francesco Police, mais conhecido como Police. Foi um futebolista italiano radicado no Brasil. Tido como um dos atletas fundadores do Corinthians, time bicampeão paulista ( primeiro título do clube).

 

O atleta Police foi um dos poucos futebolistas estrangeiros que já defenderam a Seleção Brasileira de Futebol. Um orgulho para os torcedores brasileiros de todos os times de futebol epara a família Police em Sorocaba.

 

Na administração pública de Sorocaba o Daniel Police traz consigo o DNA do bisavô materno de sua mãe, o saudoso prefeito de Sorocaba Alcino Oliveira Rosa. E foi com essa inspiração que o Daniel vem trabalhando na administração municipal, como fez seu bisavô que construiu na sua gestão de prefeito o Mercado Municipal, um dos ícones da história de Sorocaba.

 

A Fábrica Santa Maria, um ícone na história têxtil de Sorocaba na geração de empregos e produção de tecidos é relembrada até hoje por gerações de filhos e netos que tiveram seus familiares trabalhando em suas tecelagens.

 

Foi através do trabalho incansável do avô do Daniel Police, o gerente geral Paschoal Police que a fábrica produzia 24 horas por dia uma das maiores quantidades de tecidos do Brasil e do Grupo Gasparian. Desde essa época, o casal Ângela Police e Pascoal Police formou uma família de filhos íntegros e comprometidos com a cidade através do seu testemunho de décadas na gestão de uma das maiores fábricas de Sorocaba.

 

Daniel Police depois de se formar no Colégio Salesiano São José onde estudou durante dez anos, ingressou na Faculdade de Direito de Sorocaba-FADI. Sua formatura em 2003, com 23 anos de idade, marcou uma nova fase de vida profissional na trajetória de trabalho e busca de seus ideais. Seu desejo de seguir a vida pública o motivou a estudar Direito Público. Fez a Pós-graduação na FMB.

 

Visionário e empreendedor, Daniel Police é um ser humano que investe seu tempo na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em 2009 assumiu como Conselheiro Tutelar na cidade de Sorocaba, atuando intensamente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Sua larga experiência em convivência comunitária fez com se destacassenessa função em quatro anos de serviços prestados às famílias de Sorocaba.

 

Requisitado por sua capacidade profissional e espírito humanitário teve atuação destacada na Câmara Municipal como chefe de Gabinete. Além dessa experiência na Câmara Municipal, ocupou o cargo posteriormente de Assessor Legislativo de 2016 a 2017, sendo convocado por suas qualidades de gestão e idoneidade a ser em agosto de 2017 a ocupar o cargo de Secretário de Abastecimento e Nutrição de Sorocaba.

 

O berço familiar do Daniel Police na educação o constituiu um defensor do dinheiro público nas suas atividades. Exigente nos mínimos detalhes dos procedimentos administrativos junto as suas atividades públicas denunciou o pagamento de forma duplicada no pagamento da merenda escolar.

 

Como Secretário Municipal e principalmente como cidadão conseguiu reaver aos cofres públicos o valor aproximado de um milhão de reais. Mais importante que o valor em si, Daniel Police demonstrou mais uma vez em sua trajetória o exemplo de dignidade que traz consigo de sua descendência familiar.

 

Em meados de 2019, o nome de Daniel Police era mais uma vez requisitado junto à administração pública municipal para estar como Coordenador Especial do SAAE-Serviço Autônomo de Águas e Esgotos-, prestando serviços à população sorocabana.

 

A dedicação às causas públicas e atendimento aos moradores dos bairros da cidade levou Daniel Police à Câmara Municipal no final de 2019. Até maio deste ano tem se esmerado junto ao Gabinete do presidente da Câmara Municipal para atender com o seu jeito acolhedor e humano as solicitações dos membros do Legislativo.

 

Os 40 anos de vida do Daniel Police são vividos de forma plena e feliz junto com sua família que o motivam a dar de si para um futuro melhor a Sorocaba e ao Brasil.

 

O filho de Valter Police, amigo de infância na rua Santa Maria que faz parte da minha história merece ter sua vida relatada como exemplo às novas gerações. Seus valores focados no ser humano, na preservação da natureza e na defesa da vida animal, onde se destaca a tradiçãodos tropeiros de Sorocaba. Daniel Police está inserido de “corpo e alma” a historia de Sorocaba e como seus pais dizem: “o filho Daniel é umtestemunho real que a família Police tem suas raízes no desbravador Francesco Police, nos avós Maria Aurora e Paschoal Pólice”.

 

Novas histórias de filhos e famílias continuam nos próximos artigos. É como o papa Francisco escreveu no 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais: A vida se faz história”.

 

Vanderlei Testa escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br e no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e blogvanderleitesta.com

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde quer zerar casos de malária no país até 2035

Conheça as propostas de governo de cada candidato à Prefeitura de Sorocaba

Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba apresenta Concerto de Natal no TMTV neste sábado (17)

Ruas de Brigadeiro Tobias recebem serviços de manutenção

Sorocaba lidera vendas de imóveis residenciais entre 31 cidades do interior de SP

“Assessor da Coxinha” e secretários são convocados pela CPI dos “voluntários”