19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Falta de leitos para Covid-19 em Sorocaba faz pacientes serem transferidos à capital

Santa Casa de Sorocaba vem, há semanas, registrando alta taxa de ocupação em leitos de UTI destinados ao covid-19 / Foto: reprodução
Postado em: 23/06/2020

Compartilhe esta notícia:

A falta de vagas em leitos de UTI destinados ao coronavírus em hospitais públicos de Sorocaba tem feito com que pacientes da cidade sejam transferidos para a capital paulista. A informação foi dada pelo vereador Rodrigo Manga, durante entrevista nesta terça-feira (23) ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba. 

 

Após o parlamentar fazer a denúncia, a equipe da Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba procurou a produção do jornal para se manifestar e confirmou o fato.

 

Até o momento, 5 pacientes que não conseguiram vagas em hospitais públicos localizados em Sorocaba tiveram de ser encaminhados à cidade de São Paulo. 

 

Segue a nota da Prefeitura de Sorocaba: 

 

"A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), esclarece que caso os leitos de UTI estejam ocupados na cidade, o paciente aguarda vaga pelo sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado. Caso surja uma vaga de UTI seja no Adib Jatene, CHS ou Hospital de Campanha da cidade de São Paulo (vaga de UTI), o paciente será encaminhado para o local".

 

Ocupação de leitos desta segunda-feira (22)

O Hospital Evangélico voltou a registrar 100% de ocupação em leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19, nesta última segunda-feira. 

Os dados são divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sorocaba. 

Hospitais públicos 

Os hospitais públicos voltaram a registrar também alta taxa de ocupação. 

No Hospital Regional "Adib Jatene", referência para 48 cidades, todos os 15 leitos clínicos estavam ocupados. Já na UTI, de 30 leitos - 27 estavam ocupados - 90% de ocupação (3 livres).

No Conjunto Hospitalar de Sorocaba, 50% dos 8 leitos clínicos estavam com pacientes. Há 1 leito de UTI infantil, mas sem paciente. Na UTI adulto, dos 10 leitos, 9 estavam ocupados (90%) - 1 livre. 

No hospital de campanha, na Arena Multiuso, de 40 leitos clínicos, 23 estavam ocupados (57,50%) - 17 livres. Na UTI, há dois pacientes em estabilização, 50% ocupados.

Na Santa Casa de Sorocaba, os 10 leitos clínicos estavam ocupados. Não há UTI infantil no hospital. Na UTI de adultos, dos 30 leitos, 29 estavam ocupados (96,66%) de ocupação - 1 livre.

Vale ressaltar que os 10 novos leitos de UTI adulto na Santa Casa estão previstos para serem inaugurados nesta quarta-feira.

No Gpaci, entre os 26 leitos para atender pacientes crianças e adolescentes, há 3 internados. Não há ocupação em nenhum dos 8 leitos de UTI infantil. 

Hospitais particulares 

Conforme a tabela, o Hospital Evangélico, em seus 14 leitos clínicos, 8 estavam ocupados (57,14%) - 6 livres. Já os 10 leitos de UTI da unidade estavam 100% ocupados ontem. 

A Unimed também registrou alta taxa de ocupação, sendo 50% dos 24 leitos clínicos com pacientes - 12 ocupados; e 13 (86,66%) dos 15 leitos de UTI estavam ocupados - 2 livres. 

Já no Samaritano 6 (23,07%) dos 26 leitos clínicos estavam ocupados - 20 livres; e 10 (65%) dos 15 leitos de UTI estavam ocupados - 5 livres. 

Desde a semana passada os hospitais privados têm apresentado alta taxa de ocupação de leitos. 

No caso de UTIs infantis, no Samaritano, em que há 4 leitos, há 1 criança internada. O Evangélico não possui leitos infantis. A Unimed conta com 2 leitos, que não estão ocupados.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gilson Delgado atuou com foco no ser humano - veja a coluna de Vanderlei Testa

Carnês do IPTU serão distribuídos em fevereiro; imposto tem reajuste de 4.39%

BRT Sorocaba completa 1 ano de operação e comemora o transporte de mais de 7 milhões de passageiros

Urbes inicia operação com 40% da frota no feriado emergencial de uma semana em Sorocaba

Ampliação da ETE Pitico está na fase de escavações e concretagem de tanques

Edital para comércio ambulante de alimentos atrai 10 no primeiro dia em Sorocaba