Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fachin encaminha ao STF pedido de suspensão do inquérito das fake news

Jovem Pan News
Postado em: 28/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu nesta quinta-feira (28) encaminhar para análise do plenário da Corte o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para suspender as investigações do inquérito das fake news.

Fachin reiterou a preferência de julgamento da ação à presidência do STF, a quem caberá pautar a análise. O inquérito foi aberto a pedido do próprio presidente da Corte, Dias Toffoli, para apurar ameaças, ofensas e notícias falsas disseminadas contra integrantes do Supremo.

Aras solicitou a suspensão da investigação após o relator Alexandre de Moraes autorizar uma decisão nesta quarta-feira que resultou em 29 buscas e apreensões no âmbito da investigação.

A ex-PGR Raquel Dodge já havia determinado o arquivamento do procedimento. O STF não obedeceu e, na gestão de Aras, havia a sinalização de que poderia continuar, desde que os resultados fossem encaminhados à PGR, a quem caberia oferecer ou não denúncia contra os acusados, uma atribuição exclusiva do Ministério Público.

Aras usou uma ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade contra o procedimento para formalizar o pedido ao STF. “A Procuradoria-Geral da República viu-se surpreendida com notícias na grande mídia de terem sido determinadas dezenas de buscas e apreensões e outras diligências, contra ao menos 29 pessoas, sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal”, disse o procurador-geral. O Ministério Público é “o destinatário dos elementos de prova na fase inquisitorial” e, por isso, existe a “necessidade de se conferir segurança jurídica na tramitação do inquérito”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Traficante tenta fugir da GCM, cai em barranco e é preso com drogas e dinheiro

Covid-19 segue fazendo vítimas em Sorocaba: 21 novas mortes e 98 intubados

Criança morre em acidente com carro dirigido por irmão menor de idade

Portal do Empreendedor tem novo visual que facilita acesso

Sorocaba registra baixa taxa de isolamento social por mais de 10 dias seguidos

Simulacro de bomba é encontrado no Centro de Distribuição dos Correios