Por José Simões
SOROCABA/EXPOSIÇÃO
A Maloca Centro Cultural realiza a partir do dia 29 de agosto a exposição “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição”, com obras originais, inéditas e reproduções do artista brasileiro e ativista da causa LGBTQIA+, Darcy Penteado.
Nascido em São Roque, Darcy Penteado foi um dos mais importantes artistas do interior de São Paulo, tendo uma carreira de reconhecimento em inúmeras expressões artísticas, desde a literatura, pintura, gravura até maquetes, figurinos e cenografia. Pioneiro ao retratar pautas do movimento LGBTQIA+ no início da década de 50, suas obras alcançaram reconhecimento a nível nacional e internacional e atualmente compõem acervos de importantes instituições e museus, como o MASP (Museu da Arte de São Paulo) e JP Morgan Chase. Darcy faleceu vítima da AIDS em 1980 e seu legado permanece vivo até hoje.
Ao total serão 50 obras expostas que representam cenas retratadas pelo artista ao longo de sua vida, como a “Super Herói” e “Sombras da Infância” que com um humor cortante, mostram duas senhoras vestidas à moda antiga posando seriamente diante de um super-herói nu, na ânsia de desmascarar as aparências das famílias tradicionais pré-estabelecidas.
A exposição segue até o dia 30 de outubro, com entrada gratuita e visitação limitada a seis pessoas por turma, com média de uma hora de permanência cada.
Serviço
Exposição: “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismoda Tradição”
Período: de 29/08/2021 a 30/10/2021
Horário de funcionamento: de terça sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h
Realização: Maloca Centro Cultural - rua Francisco Scarpa, 321, Centro, Sorocaba.
Apoio: Amigos da Arte - Museu da Diversidade Sexual de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo; Prefeitura e Divisão de Cultura da Estância Turística de São Roque; SESC Sorocaba; Apeoesp Sorocaba e região; Coletivo Anticapitalista.
Instalações: Painéis de reprodução - croquis - livros eróticos - reprodução jornal/revista Lampião da Esquina - documentos originais - obras originais - reprodução em lambe-lambe/parede.
Curadoria: Ella Vieira e Jaqueline Ferreira
Produção: equipe maloca e produtores associados; Helena Ferraz, Sandy Domingues e Robson de Siqueira Duque.
Indicação e classificação indicativa: Geral – a partir de 14 anos
Entrada: Gratuita
Agendamento de visitação: bit.ly/agendaDarcyPenteado
Acessibilidade: Elevador e banheiros adaptados para PCD.
Instagram: @malocacentrocultural