25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Exposição em homenagem à artista Landa Lopes já pode ser conferida na Biblioteca Infantil

Postado em: 29/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Fotos, objetos pessoas e livros da artista Landa Lopes (1919-2006) já podem ser conferidos numa exposição especial que foi aberta oficialmente na tarde desta sexta-feira (28) na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O evento contou com a presença de familiares e amigos da artista.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, a mostra visa homenagear a poetisa, atriz, compositora e pintora Landa Lopes, que completaria 100 anos no dia 10 de junho, mostrando ao público sua vida e sua obra.

“Hoje é um dia muito especial e encantador. Comemoramos o centenário de nascimento de Landa Lopes. Convivemos com ela, ela deu várias oficinas aqui (biblioteca)”, destacou Zé Rubens Incao. Ana Maria de Souza Mendes, da Academia Sorocabana de Letras, amiga de Landa Lopes, também fez sua homenagem.

Landa Lopes nasceu em Mairinque, São Paulo, em 1919, e veio para Sorocaba devido à transferência de emprego de seu pai, que era ferroviário. Foi roteirista, produtora, atriz e cineasta, além de trabalhar na produção de cinejornal.

Em sua carreira como escritora, publicou as obras “As Quatro Volúpias” (1952), “Poemas Para Ler com Música” (1964), “Eu Mutante” (1989) e “Negra” (1999). Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), publicou os livros “Urna do Inconfessável”, “Móbil”, “O Punhal no Espelho”, “O Anjo da Poesia” e “Contos”.

Compôs mais de 400 músicas em diferentes gêneros. Como artista plástica produziu uma intensa obra na qual as cores sobrepõem às formas. Em 1987, lançou o projeto Poesia Ilustrada, integrando texto e imagens em diferentes trabalhos. Participou de exposições em São Paulo, Sorocaba e região. Landa Lopes faleceu no dia 24 de novembro de 2006.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 12 de julho. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Atacadão terá que punir funcionário que praticar racismo, decide Justiça

VÍDEO - Manga faz reunião para discutir antecipação de feriados

Em meio a agravamento da pandemia, prefeitura cancela Réveillon virtual de São Paulo

Ex-prefeito Renato Amary é hospitalizado após fraturar quadril em queda

Prefeitura e Centro Universitário Facens estudam criar “Parque Inteligente” para Sorocaba

Terapias celulares podem reduzir risco de morte por COVID-19, aponta estudo de SP