Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Evento on-line traz formação gratuita para cuidadores de pacientes com câncer em estado avançado

Foto: Peregrinos do Cuidar
Postado em: 12/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Cuidar de quem cuida. Essa é a proposta do evento on-line sobre cuidados paliativos para pacientes terminais, que será realizado pela Associação Peregrinos do Cuidar no dia 20 de novembro, das 14h às 17h, por meio da plataforma Zoom. Para participar, o interessado deve se inscrever através do telefone/WhatsApp (15) 3232-1818 em horário comercial. 


A programação contará com quatro palestras sobre: conceito e princípios dos cuidados paliativos; apresentação do projeto Peregrinos do Cuidar; diferença entre dor e sofrimento e a importância de se trabalhar os sentimentos. Haverá ainda uma intervenção artística e, ao final das exposições, os participantes poderão enviar perguntas via chat da plataforma de transmissão online.


De acordo com o médico Paulo Eduardo Bispo, oncologista especializado em cuidados paliativos e fundador da Peregrinos do Cuidar, dar formação aos cuidadores é fundamental para que possam cuidar melhor dos seus familiares. “Nossa meta é tornar a Peregrinos do Cuidar referência na assistência integral ao paciente oncológico em cuidados paliativos e sua família, sendo reconhecida pelo seu compromisso de propagar conhecimento em cuidados paliativos, oferecendo atendimento e treinamento baseado em evidências”, completa o oncologista.


Sobre a Peregrinos do Cuidar


A Peregrinos do Cuidar foi fundada em Sorocaba em 4 de maio de 2020, dia de São Peregrino, que é o santo protetor contra o câncer e auxilia pacientes e familiares com câncer em situação avançada a ter qualidade de vida nesse momento, por meio de cuidados paliativos. O alívio da dor e outros sintomas desagradáveis, a afirmação e valorização da vida e a consideração da morte como um processo natural, fazem parte dos princípios dos cuidados paliativos, sempre integrando os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente e oferecer um sistema de suporte que possibilite ao paciente viver tão ativamente quanto possível, independente da condição da doença.


A Peregrinos do Cuidar também assiste aos familiares do doente, oferecendo suporte emocional, social e espiritual, durante a doença do paciente, e o devido apoio e seguimento durante o processo de enfrentamento do luto. Para tudo isso conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais e voluntários, devidamente treinados dentro dos princípios dos cuidados paliativos.

 

Como ajudar?


Hoje a Associação Peregrinos do Cuidar precisa de mais voluntários assistenciais e sociais que participem diretamente nos cuidados aos pacientes e familiares ou na ajuda com os eventos que o projeto realiza periodicamente. As pessoas também podem ajudar financeiramente através de doações (PIX 37.459.653/0001-43) e também participando e compartilhando nossas redes sociais: 

https://www.instagram.com/peregrinos_docuidar/

https://web.facebook.com/associacaoperegrinosdocuidar

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Controle de perdas: mais duas válvulas reguladoras são instaladas

Guarda Municipal detém dois homens por tráfico de drogas no Habiteto

INSS inicia pagamento de diferenças do auxílio-doença

CPI do “Falso Voluntariado” denuncia “obstrução” de investigações

VÍDEO: dupla em moto morre após colisão frontal com carro na SP-264

Sorocaba supera meta de Vacinação Contra a Gripe entre professores e idosos