19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estado diz haver 4 casos suspeitos de coronavírus em Sorocaba; prefeitura contesta e pede explicações

Foto: Getty Images
Postado em: 03/03/2020

Compartilhe esta notícia:


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou durante a tarde desta segunda-feira (2) o novo boletim com informações sobre coronavírus. De acordo com a lista, em Sorocaba há quatro casos suspeitos da doença. 


Entretanto, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na mesma tarde, divulgou que o número de casos na cidade está zerado, já que até então as duas únicas suspeitas divulgadas semana passada foram descartadas após exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). 

Com o número contrastante em relação à Secretaria do Estado, agora a prefeitura pediu explicações ao governo estadual sobre quais seriam estes dois novos casos na lista, já que os outros dois deram resultado negativo. A resposta é aguardada ainda nesta terça-feira (3).

Casos suspeitos descartados em Sorocaba

Os suspeitos, um paciente do sexo masculino, de 24 anos, procedente da Itália que apresentou sintomas 3 dias após a chegada ao Brasil, e outra paciente do sexo feminino, de 19 anos, procedente da Coreia do Sul, que apresentou sintomas respiratórios no dia em que desembarcou no país. 


Os dois casos suspeitos foram submetidos a atendimento em unidades de saúde seguindo as normas de isolamento preconizadas.

Fluxo de atendimento municipal

A Vigilância Epidemiológica Municipal elaborou o Fluxo de Atendimento para casos suspeitos de COVID-19 (nomenclatura utilizada aos casos de doença respiratória causada pelo novo coronavírus identificado na China em 2019), seguindo normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP (CVE-SP). 


Todas as unidades de atendimento à saúde receberam o documento, no dia 26 de fevereiro, com orientação de como proceder frente aos casos suspeitos. Neste momento são considerados como suspeitos pacientes procedentes de países com transmissão local estabelecida (Alemanha; Austrália; Camboja; China; Coreia no Norte; Coreia do Sul; Emirados Árabes; Filipinas; França; Irã; Itália; Japão; Malásia; Singapura, Tailândia e Vietnã), que apresentem febre com sintomas respiratórios, em até 14 dias após o retorno.

Região de Sorocaba

Em Itu, um caso suspeito foi descartado após exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz. Em Ibiúna, há dois investigados. Em São Roque, primeiramente, havia uma suspeita, que depois foi confirmado ser H1N1. Nesta última segunda, a prefeitura desta última cidade confirmou que investiga outro caso. Este consta na tabela divulgada pelo governo do Estado. 


Número de casos, segundo o governo estadual

A Secretaria de Estado da Saúde registrou nesta segunda-feira (2) 163 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato próximo com caso suspeito.

O Estado de SP segue com dois casos confirmados de COVID-19. Ambos foram infectados na Itália e passaram por atendimento por médico no Hospital Israelita Albert Einstein, na Capital. Foram diagnosticados pelo serviço e, atualmente, estão em isolamento domiciliar, estáveis, sob monitoramento diário pela Secretaria Municipal de São Paulo.

A segunda confirmação ocorreu no sábado (29), e não altera a situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. Conforme definido pelo Ministério da Saúde na mesma data, todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional, a saber: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, para investigação do Coronavírus. Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, que fez as confirmações iniciais de COVID-19 em dois pacientes na última semana, cumpre as exigências e seus resultados foram considerados finais.

Atualização dos critérios para classificação de casos

O Ministério da Saúde alterou os critérios para definição de casos suspeitos, prováveis e confirmados, devido à confirmação de COVID-19 no Brasil e ao cenário da doença no mundo.

Caso confirmado: a confirmação para COVID-19 poderá ser feita a partir do critério laboratorial, com resultado positivo por meio de RT-PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”), por laboratório reconhecido pelo Ministério para diagnóstico da doença. Caso não seja possível a realização da análise, também poderá ocorrer confirmação pelo critério clínico-epidemiológico, ou seja, situações em que a pessoa teve contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, e apresentou febre e/ou qualquer sintoma respiratório, no intervalo de 14 dias após o último contato com o infectado.

Caso provável: aplica-se a uma pessoa que teve contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial e, além disso, apresentou febre e/ou qualquer sintoma respiratório dentro do período de 14 dias após o último contato com o paciente.

Caso suspeito: necessariamente, é preciso ter febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar), associada a uma das circunstâncias a seguir, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas: histórico de viagem para área com transmissão local definida pela OMS ou contato próximo de caso suspeito para COVID-19.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM prende cinco criminosos que atuavam como ‘gerentes’ do tráfico em Sorocaba

Presidente do Senado prorroga CPI da Covid por 90 dias

Confira eventos relacionados a economia que foram cancelados pelo Coronavírus no Brasil

Secretaria de Desenvolvimento Social de Piedade abre inscrições para curso de Cuidador Infantil

Trio de jovens é detido com mais de 600 porções de drogas na Vila Sabiá

GCM localiza carro furtado em área verde do Parque Esmeralda