18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estação de Tratamento de Esgoto Pitico está sendo ampliada; obra pode durar 30 meses

Agência Sorocaba
Postado em: 08/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Responsável por receber e tratar os efluentes gerados nos bairros localizados à esquerda da avenida Itavuvu e à direita da avenida Ipanema, a Estação de Tratamento de Esgoto Pitico (ETE Pitico) está sendo ampliada, com intervenções em toda a sua estrutura física e de equipamentos, necessárias para fazer frente ao crescimento populacional da zona norte da cidade.

De acordo com os projetos contratados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as intervenções – que se encontram na etapa de locação e fundação das novas estruturas – acrescentarão outras três linhas de tratamento às duas atualmente existentes.

Neste momento, na fase líquida do tratamento a ETE Pitico conta com dois tanques de aeração, dois decantadores e dois adensadores. Com a ampliação, serão anexados mais quatro tanques de aeração, três decantadores e três adensadores, além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação.

Já para a fase sólida, quando ocorre o tratamento do lodo resultante do processo, a unidade ganhará mais uma estrutura de desidratação e de inertização.

De acordo com o plano das intervenções programadas, além da ampliação das linhas de tratamento, a ETE Pitico também receberá reformas e adequações nas estruturas atualmente existentes e nas periféricas, como a calha parshall e as caixas de distribuição de esgoto, com prazo de trinta meses para a conclusão.

Aumento da vazão e eficiência

Atualmente, a ETE Pitico possui uma vazão de 251 litros por segundo e com as intervenções a unidade passará a ter capacidade para tratar 375 litros de esgoto por segundo, representando uma ampliação de quase 50%.

Além do objetivo de aumentar a vazão, a ampliação é necessária também para que a eficiência da unidade seja mantida e aperfeiçoada. Conforme determinam os órgão ambientais e fiscalizadores, a eficiência de uma Estação de Tratamento de Esgoto precisa ser de no mínimo 80%.

Na última fiscalização realizada, em março deste ano, a agência reguladora ARES-PCJ constatou que a ETE Pitico remove 95,8% de toda a carga orgânica presente no esgoto que recebe.

Processo biológico

Localizada na região do parque São Bento, zona norte da cidade, a ETE Pitico começou a operar em junho de 2009 e a exemplo das demais unidades de tratamento de esgoto instaladas em Sorocaba (ETEs S-1, S-2, Itanguá, Aparecidinha, Quintais do Imperador, Ipaneminha e Carandá) utiliza processo do tipo biológico, sem a adição de produtos químicos na fase líquida.

Desta forma, o sistema empregado é o aeróbio, que basicamente cria as condições necessárias, por meio de oxigenação, para a proliferação de micro-organismos, que por sua vez são os responsáveis pela “digestão” da carga orgânica presente no esgoto de entrada.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PF faz operação de combate ao comércio de moeda falsa em Sorocaba

Após denúncias, Procon Sorocaba fiscaliza posto de combustíveis por irregularidade

Secretário de Educação viaja para a França: “representando Crespo”

Crespo conhecia atividades ilegais na prefeitura, aponta troca de e-mails

Pandemia afeta tratamentos contra câncer; uso da quimioterapia diminuiu 14%

O que estão fazendo é um jogo tão sujo que nem o Lula fez, afirma Joice