25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estações BRT da avenida Itavuvu começam a ser instaladas

Postado em: 14/10/2019

Compartilhe esta notícia:

As novas estações do Sistema BRT da avenida Itavuvu – via que integra o Eixo Norte, já começaram a ser montadas, anunciou a Urbes, nesta manhã de segunda-feira (14). Equipes da concessionária responsável pelas obras trabalham na instalação das estruturas metálicas das estações UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches, as três primeiras do eixo. Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas.

A avenida Ipanema ganhará dez estações, sendo uma delas de integração e no Eixo Oeste, mais dez estações, sendo uma de integração.  Estações de integração são pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.

Conexão entre modais

As estações do BRT também estarão ligadas à ciclovia, promovendo a conexão entre os modais ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso para facilitar seus deslocamentos no entorno da estação.

A conectividade entre modais é uma das premissas do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTUM) de Sorocaba, a fim de tornar o transporte público uma alternativa viável e atraente para os deslocamentos. O PDTUM constitui-se em um importante instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado que deverão ser conduzidas pela Prefeitura para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população de Sorocaba.

Estrutura e acessibilidade

As estações do BRT possuirão wi-fi e construídas pensando na acessibilidade das pessoas, já que são niveladas à altura de embarque aos ônibus do sistema. Para entrar e sair das estações os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.

Suas portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura de apoio aos prestadores de serviço, sala técnica, iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários e máquinas automáticas para venda de bilhetes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Última temporada garante a “Game of Thrones” liderança de indicações no Emmy

Justiça condena proprietários de clínica de reabilitação em Sorocaba por crime de tortura

Manga vai aos EUA pensando em futuros investimentos visando pré-candidatura

Traficante pula telhado de casas para tentar fugir de prisão da GCM

Lula veta R$ 5,6 bi em emendas no Orçamento, e Congresso articula derrubada

Plataformas SOS Mulher e DDM Online apoiam mulheres vítimas de violência