24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Espetáculo Poesia em Movimento é atração no Auditório Francisco Beranger em Votorantim

Postado em: 18/09/2018

Compartilhe esta notícia:

A companhia de dança Sintonia Arte & Cultura e a companhia de teatro musical On Broadway apresentam, em parceria com a ST Dança, o espetáculo infantil Poesia em Movimento.

A montagem marca a abertura da 9ª Mostra de Dança de Votorantim, que será realizada em 12 de outubro, às 16 h,  no Auditório Municipal Francisco Beranger. Como o próprio nome diz, por meio da dança e da poesia de Moacyr Sacramento, o Moa, a peça conta a história de um Poeta que perdeu a Inspiração.

É uma produção que promete prender a atenção e mexer com o imaginário da plateia. “Já trabalhamos esse texto durante o Espetáculo de Dança Infantil da Sintonia Arte & Cultura, no ano passado. No entanto, agora, ele será totalmente recriado e direcionado para as crianças, enquanto espectadoras.

Nossa intenção é que elas se sintam abraçadas pela história e envolvidas com os personagens”, explica Bia Ruberti, diretora artística e responsável pelo roteiro da peça.

Sady Medeiros é diretora teatral do espetáculo e responsável pela performance dos atores Felipe Marques e Angélica Bittar, que interpretarão o Poeta e a Inspiração, respectivamente. Ela garante que a plateia infantil vai participar do espetáculo de forma diferente. “O espetáculo será interativo, onde as crianças serão ativas na história e participarão desse resgate da memória do Poeta.

A ideia é que elas criem junto com a gente, tornando a atividade mais lúdica”. “A peça conta a trajetória do Poeta tentando recuperar sua Inspiração e alguns dos seus poemas serão recitados e representados por coreografias de jazz, ballet, sapateado americano, dança irlandesa e danças urbanas; além da interação com a plateia. Será uma experiência diferente e mágica”, promete.

Recriar a peça para que ela pudesse ser assistida pelas crianças era um desejo antigo tanto da Bia quanto da Sady, que consideram os poemas do Moa lindos e de fácil empatia, além de ele ser um artista com muita experiência e reconhecimento no País e no exterior.

A história do poeta:

Moacyr têm 19 livros publicados, muitos deles adotados por dezenas de escolas de todo o Brasil. Os poemas levaram o dentista aposentado ao reconhecimento como poeta até fora do País, sendo convidado a publicar os textos e a participar de eventos em Portugal e Cuba. Um de seus poemas – O Moço – foi considerado um dos cem textos mais influentes do século XX pela Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

Moacyr e sua esposa, a artista plástica Marinete Sacramento, são de Niterói e atualmente moram em Conservatória, cidade do Rio de Janeiro conhecida pela arte. Os dois administram o ateliê Casa do Poeta, onde os livros e textos do Moacyr, aquarelados por Marinete, são vendidos.

width=960

O casal trabalha em conjunto. “Hora ela se inspira nos meus textos para criar as formas da aquarela, hora me inspiro na arte aquarelada de Marinete para criar os poemas. A ideia partiu dela mesma. Depois que ela desmontou meu consultório de dentista, e eu já estava me dedicando totalmente à escrita, comprei pincéis, telas e tintas e dei de presente a ela.

Foi assim que começou a nossa história, juntos na arte”, conta Moa. Para ele, o convite de ceder os textos para o espetáculo é uma honra. “Quase me matou (risos). Imagine um cara apaixonado por dança e poesias no Brasil. Nós, poetas, brigamos de foice no escuro.

Um dos meus textos já havia sido dançado numa academia do Rio de Janeiro enquanto eu o recitava. Então quando a Bia ligou, pensei que ela fosse montar uma leitura. Mas ela falou que não, ‘nós vamos montar uma história baseada nos seus textos’. Aí, rapaz, segura coração!”, emociona-se o poeta.

Serviço: Espetáculo infantil Poesia em Movimento Local: Auditório Municipal Francisco Beranger

Endereço: Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Votorantim/SP

Data e hora: 12 de outubro, às 16 horas Ingressos: inteira R$20 e meia-entrada R$10

Serão vendidos na sede da Sintonia Arte & Cultura e da On Broadway, localizados na Avenida Padre Joaquim Gonçalves Pacheco, 172, Jardim São Paulo, Sorocaba/SP, a partir do dia 17.

Outras informações pelos telefones (15) 3019-2281 ou (15) 9 9771-8390. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onça é devolvida à natureza após ser resgatada de sítio em Piedade; animal estava saudável

Ex-secretário de Crespo indiciado na Casa de Papel diz que "teme ser morto"

Parlamentares e dirigentes partidários estimam adiar 1º turno das eleições para 15 de novembro

Ministério da Saúde bloqueia envio de lotes da Coronavac suspensos até fim da investigação

Serviços de revitalização prosseguem em toda as áreas da cidade

Uniten abre 20 vagas para Programa Emergencial de Auxílio Desemprego