O vice-presidente da AEAS (Associação de Engenheiros de Sorocaba), Henrique Deliberali, especialista em Plano Diretor, apelou para que não se faça mais na cidade o projeto "no décimo ano". O Plano Diretor, que trata do desenvolvimento estrutural da cidade, é atualizado a cada 10 anos.
“Que seja criada uma câmara de técnicos que não deixe pro décimo ano. Às vezes daqui a dois anos, três anos, cinco anos já é necessário criar a revisão. Falando de Plano Diretor, que os três eixos principais são ambiental, modal e zoneamento, há alterações.”, disse Henrique.
Sobre a importância de fazer a revisão do plano, o especialista usou como exemplo, uma indústria que possa vir a firmar instalações em Sorocaba.
“Uma grande indústria compra uma área para investir em Sorocaba, uma área que vai gerar emprego, e aquela região está no plano diretor caracterizada com algumas diretrizes que aquela indústria não consegue implantar. É necessário ser feito um estudo técnico, um estudo de impacto ambiental junto ao poder público e a possibilidade da implantação dessa indústria. É ação e reação.”, concluiu.
Plano Diretor
A Câmara de Sorocaba vota hoje (5), em sessão extraordinária, o calendário voltado à votação do Plano Diretor da cidade. O Plano Diretor, que trata do desenvolvimento estrutural da cidade, é atualizado a cada 10 anos.
Dentro do prazo estipulado pela Mesa Diretora da Câmara, caso aprovado, o calendário contém duas audiências públicas marcadas antes da primeira votação.As audiências serão realizadas nos dias 7 de dezembro (um sábado) e 14 de dezembro (outro sábado).
As emendas poderão ser apresentadas entre os dias 09 e 12 de dezembro em primeira discussão. A votação em primeira discussão será realizada dentro de 15 dias, ou seja, no dia 18 de dezembro (uma quarta-feira).
Logo após a primeira votação, será aberto um novo prazo para emendas em segunda discussão entre os dias 19 e 23 de dezembro, além de mais uma audiência pública que está marcada para o dia 28 de dezembro (sábado, dois dias antes da votação).
A segunda votação do plano diretor está prevista para acontecer no dia 30 de dezembro (segunda-feira), dois dias do final do ano.