24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Espaço teatral Coletivo Cê de Votorantim vai fechar as portas - veja a coluna de José Simões

Postado em: 16/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Na quinta-feira (12) o ator Júlio Melo, em nome do Coletivo Cê, postou nas redes sociais um comunicado que informa que a sede do grupo irá fechar as portas por falta de recursos. 

 

O espaço do Coletivo Cê, localizado Av. Newton Vieira Soares, 325 Centro, Votorantim, SP, é um dos poucos espaços mantidos pela iniciativa privada na cidade de Votorantim. Nele são realizadas oficinas de formação artística, saraus, rodas de conversa e apresentações teatrais, musicais e de dança. 

 

É importante destacar que o Coletivo Cê tem o seu trabalho artístico reconhecido na região, no estado e nacionalmente com participação em importante festivais.

 

Devido a pandemia, com a suspensão dos trabalhos remunerados, o grupo não tem mais condições de manter a sede aberta à população.  Neste mesmo comunicado o ator Júlio Melo afirma que nem mesmo os recursos da Lei Aldir Blanc, que dariam um folego à situação, poderão chegar a tempo. E faz duras críticas à administração atual enfatizando a falta de diálogo. 

 

Tanto como Sorocaba a cidade de Votorantim viveu um rodízio de secretários, muitos sem conhecimento da área e verba do fundo da cultura contingenciada.

 

Por fim, não podemos deixar que este espaço feche. É importante manter os espaços artísticos e culturais na cidade. Pois cada vez que se fecha um espaço cultural perde-se um pouco da memória e da cidadania. 

 

É preciso manter as Artes e a Cultura vivas! Nosso futuro depende disso.

 

José Simões  é professor e crítico teatral.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune, dizem cientistas

Celso de Mello rejeita pedido de apreensão de celular de Bolsonaro

Doria anuncia: "vamos adotar medidas ainda mais restritivas"; assista

Na Bahia, homem que agrediu mulher com socos no rosto é identificado e está foragido

Comissão Processante ouvirá Crespo em casa nesta tarde de segunda

Celebridade na internet, Bunitinho morre durante operação do Bope no Rio