25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Escolas públicas e privadas poderão reabrir a partir de segunda em SP

Foto: Futura Press/Folhapress
Postado em: 10/04/2021

Compartilhe esta notícia:

Artur Rodrigues e Isabela Palhares, Folhapress

 

Escolas públicas e privadas de São Paulo poderão reabrir partir da próxima segunda-feira (12).

 

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) que as escolas estaduais reabrirão para aulas presenciais a partir de quarta-feira (14), embora nos primeiros dias da semana já haja atividades de orientação. Já a Prefeitura de São Paulo anunciou que as unidades na cidade poderão abrir a partir de segunda (12).

 

O governo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (9) que o estado de São Paulo sairá da fase emergencial e vai para a fase vermelha a partir de segunda-feira (12). Ao mesmo tempo, houve a decisão de retornar com as aulas presenciais –as escolas são consideradas atividades essenciais no estado.

 

No início da semana, na segunda e na terça, haverá atividades de orientação na rede estadual. As aulas em si começam no dia 14. No entanto, elas não são obrigatórias e têm que acontecer com até 35% de ocupação.

 

Terão prioridade alunos com defasagem de aprendizado, com dificuldade de acesso à tecnologia, com necessidade de alimentação escolar, cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais e com saúde mental sob risco.

 

"Temos um mapeamento com alto grau de ansiedade, depressão, suicídio e é importante que a gente tenha nesse mapeamento uma prioridade de atendimento", disse Rossieli Soares, secretário estadual de Educação.

 

O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou que todas as escolas da rede municipal também devem reabrir na segunda. No entanto, a recomendação é para que as famílias só enviem as crianças em caso de extrema necessidade, como quem não tem com quem deixá-los.

 

Na tarde desta sexta, logo após o anúncio da volta às aulas presenciais, os professores da rede municipal de São Paulo aprovaram em assembleia do Sinpeeem (Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal) continuar em greve. A paralisação teve início em fevereiro, quando começou o ano letivo na cidade.

 

Entre os particulares, alguns colégios, como Luminova, Vital Brazil, Maple Bear, Magno e Elvira Brandão, já anunciaram que voltarão a ter aulas presenciais na segunda.

 

Mesmo com a autorização, outras unidades, como o Santa Cruz, Equipe e Gracinha, decidiram manter o ensino remoto por mais uma semana por terem avaliado que a situação da pandemia é ainda grave na cidade. "Diante do cenário em que nos encontramos, com os números retratando o período mais crítico da pandemia até agora, avaliamos que não há condição segura para a abertura da escola neste momento. Nosso dever maior é zelar pela vida de todos(as) que se encontram, de certa forma, sob nossa tutela", diz carta do Gracinha enviada aos pais na tarde desta sexta.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

12º Feirão de Imóveis da Zona Norte ocorre no fim de semana com condições especiais

Linhas do transporte coletivo permanecem com interferências por conta da chuva

Mulher aciona Botão do Pânico na Zona Leste após ser ameaçada por ex-marido

Pesquisa Quaest/Genial: Lula tem 45%, Bolsonaro, 23% e Moro, 9%

Marum quer mostrar potência de investimentos em Salto de Pirapora ao lançar programa de economia

Sorocabanos têm até o dia 31 para contestar IPTU Complementar; Prefeitura afirma que mapeamento foi de "alta qualidade"