27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Escola Municipal “Dr. Floreal Calvo Ramires” Conheça a história do patrono - veja a coluna de Vanderlei Testa

Fotos: Vanderlei Testa/Álbum da família
Postado em: 06/05/2023

Compartilhe esta notícia:

Escola Municipal “Dr. Floreal Calvo Ramires”

 

Floreal Calvo Ramires, formado em medicina, foi um dos mais destacados profissionais e ser humano dedicado às causas de saúde pública na cidade de Itapetininga. Floreal Calvo Ramires é da família de nove filhos gerados por Carmem Ramires e Santiago Calvo. Ele, com mais oito irmãos, todos integrados em uma história de pioneirismo, deixou um legado de realizações. Ele nasceu em 19 de março de 1934, dia comemorativo a São José.  A história estudantil de Floreal começou no Grupo Escolar Antônio Padilha. Fez o curso primário com ótimas notas e seguiu para o ginasial no Colégio Ciências e Letras. Um apaixonado por estudar, dedicou-se para obter conhecimentos e ser aprovado nos vestibulares da medicina. Foi aprovado na Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Formado médico, fez a sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia na Casa Maternal Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, capital. Em 1964, o médico Floreal Calvo Ramires foi concursado para exercer o seu trabalho no Serviço Público Federal na Previdência Social e no Serviço Público Estadual do Instituto Butantã.

 

Floreal construiu uma vida de vencedor, digna de elogios na escalada profissional e pessoal. Ele casou com 30 anos de idade, com a professora Helenice de Oliveira. Os primeiros encontros dos dois jovens aconteceram na época do footing, na praça Cel. Fernando Prestes. Depois de namorar e casarem na igreja de Santa Rosália, Floreal e Helenice constituíram uma família com três filhas, Carmem Lúcia, Ana Paula e Roberta Carolina, mães de seus cinco netos, Giuliana e Gabriel (Carmem Lúcia), Thomas (Ana Paula), Sophia e Stela ( Roberta Carolina).

 

Na sua trajetória profissional, o médico Floreal Calvo Ramires a convite do seu cunhado, médico Nelson Lamos de Oliveira, atuou na cidade de Itaporanga, de 1966 a 1969, morando nessa localidade por aproximadamente quatro anos. .Atendia os moradores e a população carente da região. Fundou em Itaporanga, juntamente com o médico Nelson, o primeiro hospital da cidade, “Hospital São Lucas”. O Clube de Campo de Itaporanga foi fundado por iniciativa do médico Floreal, que uniu os esportistas da cidade.

 

 Em 28 de abril de 1969, decidiu fixar residência em Itapetininga, permanecendo por 24 anos, até 2003, quando faleceu. Ele foi secretário e diretor social da Associação Paulista de Medicina, diretor do Clube Venâncio Ayres e muitas outras entidades, como a loja maçônica.

 

 Médico atuante assumiu como diretor Clínico da Maternidade São José. Também teve a incumbência de dirigir o Núcleo de Gestão Assistencial 19 NGA. Com as cooperativas médicas ganhando espaço no Brasil, o doutor Floreal Calvo Ramires foi um dos incentivadores da criação da Unimed na cidade de Itapetininga, sendo atuante na cooperativa.

 

Na sociedade de Itapetininga e nas entidades sociais que promoviam o bem estar da população, Floreal conquistou com a sua iniciativa filantrópica, a missão de ser um dos fundadores da ‘Fundação dos Rotarianos’ e de muitas ações beneficentes às causas sociais. Esportista nato, ele praticava semanalmente o futebol de campo, reservando às quartas-feiras, após as consultas médicas para jogar no Clube de Campo Venâncio Ayres, cujo estádio hoje ostenta o nome de ‘Estádio Dr. Floreal Calvo Ramires’.  O Floreal foi sócio  fundador e presidente da Associação “Papas e Ninos” e do Clube dos Bancários de Itapetininga. Outras entidades da cidade, sempre que precisavam de apoio e de iniciativas à comunidade, contavam com a presença do médico sorocabano. O Rotary Club, onde ele foi presidente, realizava anualmente a festa beneficente do queijo e do vinho, “Ratão”, através da liderança do Floreal e de seus companheiros de clube, um dos maiores eventos públicos de Itapetininga.

 

Após o seu falecimento, com 69 anos de idade, em 2003, as homenagens ao médico Floreal Calvo Ramires foram sucessivas pelos serviços prestados como benfeitor da cidade. Entre elas, a Câmara Municipal de Itapetininga denominou em 2005, com o seu nome a Unidade Básica de Saúde do Distrito de Conceição. O doutor Floreal agregou em suas amizades grandes nomes de Itapetininga, tornando-se amigo de dezenas de pessoas, como o dentista, João Fernando de Oliveira Camargo e o médico José Carlos Lopes Prado, ortopedista, em São Paulo, que se formou com o Floreal.

 

Helenice de Oliveira Calvo, professora, hoje com 82 anos, mora em Sorocaba, está sempre rodeada pelas filhas e netos que vivem no Brasil. A filha Roberta Carolina reside nos Estados Unidos, país que a vovó Helenice visita para rever as netas e a sua filha e genro. No encerramento da entrevista, Helenice afirmou: “o Floreal sempre foi uma pessoa dinâmica, amoroso, dedicado e humanitário com todas as pessoas”. Esse é um dos motivos que a “Escola Municipal Dr. Floreal Calvo Ramires”, leva o seu nome, pois os alunos conhecem a história do seu patrono.  

 

 

Fotos: Vanderlei Testa/Álbum da família

Arte: VT

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com), Jornalista e Publicitário escreve no jornal Ipanema

 

 

 

Arte: VT

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário, escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula recebe Lira no Alvorada após operação da PF e crise na articulação política

Ministro de Bolsonaro admite caixa dois da JBS e pagará R$ 189 mil para encerrar investigação

Jaqueline assina contrato emergencial com STU por R$ 46 milhões por atraso em licitação

Segunda Turma do STF desarquiva inquérito sobre Aécio Neves

Weintraub divulga compras de prefeituras como ações do governo Bolsonaro

PAT Sorocaba suspende atendimento presencial a partir de segunda-feira