18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Equipes do “HumanizAção” localizam homem de Itapetininga que estava desaparecido

Foto: GCM/Divulgação
Postado em: 14/03/2022

Compartilhe esta notícia:

Durante as ações do programa “HumanizAção”, na última sexta-feira (11), as equipes de trabalho prestaram atendimento a um homem, de 39 anos, natural de Itapetininga, que estava em situação de rua e entre aqueles que aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, ele teve acesso a todos os serviços que são oferecidos pela instituição, como alimentação completa, cuidados de higiene e acomodação para o pernoite. Além disso, no dia seguinte, sábado (12), o diretor de Área da Secretaria da Cidadania (Secid), Luís Guilherme Antunes Caniello, que atua junto às equipes, conseguiu identificar que esse homem era o mesmo que a família tinha dado como desaparecido e realizava esforços de busca para encontrá-lo, contando com apoio na divulgação das mídias sociais e da imprensa.

 

A partir dessas informações, toda a equipe se empenhou em conseguir contato com a família. Tão logo esta foi comunicada, alguns dos membros da família providenciaram a vinda até Sorocaba, para reencontrar e levar de volta o homem atendido pelas equipes do “HumanizAção” de volta para casa.

 

“É muito importante ressaltar a necessidade do acolhimento, que realizamos todas as noites em Sorocaba, e a relevância de fazer esse trabalho, de forma integrada entre as equipes. Com certeza, tudo isso fez a diferença na vida dessa pessoa, que pode ser encontrada por nós, acolhida e também retornar para a família, que viveu o alívio desse reencontro”, descreve a assistente social do SOS, Talita R. Silva, que participou das ações. “É uma alegria muito grande para toda a equipe quando um caso tem um final feliz, como esse. E um estímulo a mais para continuarmos com o nosso trabalho diário”, completa o diretor de Área da Secid.

 

Mobilização contínua

 

As ações de abordagem social do “HumanizAção”, de fato, não param e tiveram prosseguimento neste sábado (12), quando um total de 32 abordagens a pessoas em situação de rua foram feitas, sendo que 12 delas aceitaram receber acolhimento no SOS, onde tiveram acesso a todos os serviços e cuidados oferecidos, incluindo o pernoite.

 

Foram percorridos os seguintes pontos da cidade: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça da Vila Helena, Rodoviária, Jd. Guadalupe, Centro Esportivo da Vila Gabriel e Avenida Nogueira Padilha.

 

As operações do “HumanizAção” são realizadas diariamente por equipes formadas por profissionais da Controladoria, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o suporte fundamental da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras e da Urbes – Trânsito e Transportes.

 

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua e necessitando de auxílio. Os telefones de contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

 

Além disso, quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PAT, Banco do Povo e Espaço Empreendedor retomam atendimento presencial

Sorocaba registra 19 casos confirmados de sarampo, informa novo boletim

GCM detém homem por agressão e violação de medida protetiva

Dupla usa faca para assaltar posto de combustíveis em Boituva

Prefeitura de Sorocaba realiza concurso público para promoção interna da Guarda Civil Municipal

Martinez está internado na UTI de hospital na capital por Covid-19; quadro é estável