As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vitória Régia; Rodrigo; Brigadeiro Tobias, Laranjeiras e Nova Sorocaba, intensificaram as visitas nas áreas de maior vulnerabilidade social, no mês de junho. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, um total de 497 famílias foram abordadas nas regiões dessas cinco UBSs.
O objetivo da ação foi abordar e orientar famílias sobre a prevenção, sinais e sintomas da COVID 19, além de elencar dados sobre necessidades sociais, motivadas pelo avanço da pandemia em Sorocaba.
As ações foram planejadas conjuntamente entre as secretarias da Saúde (SES) e Cidadania (Secid), além do apoio das lideranças comunitárias. Houve a distribuição de máscaras; detergentes, produtos de higiene e cestas básicas arrecadadas por meio de doações.
A ideia da ação foi nasceu após um encontro intersetorial em vários territórios, com a organização da SES e Secid para elencar diversas necessidades encontradas pela população local. As reuniões tiveram alta participação popular e apoio dos líderes comunitários de cada região.