20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Entregador é chamado de lixo e sofre racismo de cliente de aplicativo

Reprodução
Postado em: 07/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Fernanda Canofre, da Folhapress

Quando Matheus Pires Barbosa, 19, falou para os outros colegas entregadores do IFood o endereço da próxima entrega que faria, em um condomínio de Valinhos (SP), no dia 31 de julho, ouviu: "Boa sorte".

O cliente que receberia o pedido era conhecido por alguns deles por exigir que caminhassem até a porta da casa com a entrega, enquanto a maioria das pessoas costumava esperar junto ao portão da residência. Matheus resolveu então comentar com o cliente, em tom de brincadeira, a impressão que ele havia deixado em outros entregadores.

O vídeo da discussão aberta entre os dois a partir disso viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (7) e levou o entregador a registrar um boletim de ocorrência contra o homem.

No documento policial, Pires diz que o homem, que se chama Mateus Abreu Almeida Prado Couto, se exaltou com os comentários e começou a ofendê-lo, dizendo coisas como: "preto, favelado, pobre, olha seu tênis furado".

Prado Couto confirmou, durante o depoimento que prestou às autoridades, o uso das palavras, mas diz que não fez nenhuma ofensa com relação a cor do entregador -o registro da ocorrência, no entanto, afirma que ele voltou a repeti-las diante dos policiais.

A discussão começou, segundo ele, porque o entregador afirmou que ele seria mal falado entre os motoboys. Ele diz ainda que o entregador teria investido contra ele.

No vídeo de um minuto e meio, o cliente declara: "Aqui não vai acontecer nada, com você lá para a frente, não sei, morou? Você sabe o que vai acontecer no futuro? Desempregado...Você trabalha de motoboy, filho".

Ele chama o entregador de lixo, semianalfabeto, diz que ele tem inveja das famílias que vivem no condomínio e aponta para o próprio braço, dizendo que Matheus teria inveja também da sua pele branca.

O entregador questiona o que tem a ver sua profissão e oferece seu telefone para que o homem veja no aplicativo quanto ele recebe com seu trabalho.

"Eu tenho uma vida fora daqui", diz Matheus. "Eu posso ter a mesma coisa que o senhor. O senhor conseguiu por quê? Por que o seu pai te deu ou por que você trabalhou?".

Outro homem que também aparece nas imagens pergunta porque eles vão seguir a discussão e Matheus responde que está esperando a viatura que acionou, para que o homem não voltasse a fazer aquilo com outras pessoas.

O vídeo foi publicado nas redes sociais pela mãe de Matheus, Maria Pires, 43. Criada por uma mulher negra, ela diz que o filho, que teve o nome retirado da Bíblia, nunca tinha passado por isso.

"Não é por dinheiro, não é por nada. É por justiça. Isso tem que parar de acontecer, porque é todo dia um caso assim", afirmou à reportagem.

"Para mim é a pior coisa do mundo ver meu filho passar por uma situação daquelas, porque a maneira que eu criei meu filho e fui criada, eu aprendi a ter respeito pelo ser humano, não importa classe social ou cor da pele".

Em nota, o IFood diz que, baseado nos termos do aplicativo, descadastrou o agressor como usuário e que irá oferecer apoio jurídico e psicológico a Matheus.

A plataforma também diz que recomenda que haja registro de boletim de ocorrência em casos como este e que se faça contato com a empresa enviando uma cópia.

"Racismo é crime. O IFood condena qualquer forma de preconceito ou discriminação e por isso presta solidariedade e apoio ao entregador Matheus, vítima do crime racial praticado por um consumidor", diz o texto.

Até a publicação da reportagem, a reportagem não conseguiu contato com Mateus Abreu Prado Couto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil prende cinco suspeitos de integrar ‘gangue do rolex’

Ministro do STJ rejeita ação em que pessoas pediam para não serem obrigadas a tomar vacina de Covid-19

Número de mortos na Baixada Santista sobe para 25, diz Defesa Civil

Caso de mulher esfaqueada por marido deve ser investigado por DDM de Itu

Crespo divulga nota para justificar viagem ao Uruguai durante atestado médico

Moraes autoriza acesso da CGU às investigações contra Bolsonaro