24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Entrada de animais em hospitais públicos será votada por vereadores durante sessão desta terça

Foto: Divulgação/PUCRS
Postado em: 29/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Entrada de animais de estimação em hospitais públicos; estudo de impacto social para projetos e licitação de obras; uso do duodécimo anual da Câmara Municipal por meio de emendas impositivas; criação do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença e instalação de mangueiras transparentes em postos de combustíveis são temas de projetos em pauta na 67ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba nesta terça-feira, 29, sob o comando do presidente da Casa, vereador Fernando Dini. Em seguida, será realizada sessão extraordinária para votar projeto de lei que trata de crédito suplementar (veja abaixo).

Abrindo a ordem do dia da sessão ordinária, será votado o Veto Total nº 36/2019 ao Projeto de Lei nº 207/2019 (Autógrafo nº 215/2019), de autoria do vereador Dr. Hélio Brasileiro (MDB), que proíbe empresas condenadas pela Justiça por corrupção de participar de licitações e de celebrar contratos com o Executivo e o Legislativo do Município pelo prazo de dois anos, contados da data da publicação do trânsito em julgado da sentença ou acórdão condenatório. Na justificativa do veto, o Executivo alega que só a União pode legislar sobre a matéria, mas a Comissão de Justiça entende que Estados e Municípios também podem legislar a respeito e recomenda a rejeição do veto.

Também será votado o Veto Total nº 37/2019 ao Projeto de Lei nº 223/2019 (Autógrafo nº 220/2019), de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que proíbe os estabelecimentos comerciais de submeterem os consumidores à conferência de mercadorias após efetivado o pagamento e a liberação em seus caixas registradores. Na justificativa do veto, o Executivo alega que houve erros técnicos no projeto. A Comissão de Justiça não se opôs a tramitação do veto.

Segunda discussão

Duas proposituras serão votadas em segunda discussão, começando pelo Projeto de Lei nº 130/2019, do vereador Wanderley Diogo (PRP), que declara de utilidade pública a Associação do Amor Inclusivo (AAI), entidade criada em 2017, que desenvolve ações para crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva, deficiência visual e outras deficiências. A entidade oferece cursos em Língua Portuguesa e Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de oficinas de Matemática, Informática, Corpo e Movimento, Arte-Educação, Pintura, Artesanato, Costura, Capoeira e Música.

Também em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei nº 292/2019, de autoria do vereador Anselmo Neto (PSDB), que libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visita a pacientes internados. De acordo com o projeto, para adentrarem no hospital os animais devem estar com a vacinação em dia e higienizados, necessitando, ainda, de prévia autorização da Comissão de Infectologia do hospital. Caberá aos hospitais a criação de normas para a visitação, que deverá ser agendada com antecedência.

Primeira discussão

Cinco projetos de lei constam da pauta em primeira discussão, começando pelo Projeto de Lei nº 249/2019, do vereador Fausto Peres (Podemos), com parecer favorável da Comissão de Justiça, que declara de utilidade pública a Cia Anjos da Alegria, entidade sem fins lucrativos, criada em 2010, que se dedica a levar alegria para as pessoas hospitalizadas. O grupo conta com 80 voluntários de 18 a 80 anos, que visitam hospitais como Gpaci, Santa Casa, Samaritano, Regional, Vila dos Velhinhos e o Lar São Vicente.

Também em primeira discussão, será apreciado o Projeto de Lei nº 296/2018, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), estabelecendo a necessidade de Relatório de Estudo de Impacto Social (EIS) para projetos e licitação de obras, como nova construção, reforma, ampliação, adaptação, legalização e regularização. A medida leva em conta os impactos de um empreendimento ou atividade no meio social da comunidade local.

De acordo com o projeto, o poder público poderá exigir do empreendedor medidas mitigadoras, preventivas, corretivas, compensatórias, potencializadoras ou mesmo mudanças de uso, caso necessário para reduzir o impacto social da obra. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, que apresentou duas emendas de caráter apenas formal à proposta.

Sobra de duodécimo 

O Projeto de Lei nº 57/2019, do vereador Hudson Pessini, em primeira discussão, obriga o Poder Legislativo a apresentar destinação certa dos valores devolvidos a Prefeitura Municipal, referente à sobra do duodécimo anual repassado à Câmara Municipal. O valor total economizado do duodécimo será dividido em partes iguais pelo número de vereadores, que deverão apresentar emendas visando à compra de equipamentos ou materiais, repasse a entidades, custeio de obras públicas e reformas de próprios públicos. O projeto foi encaminhado para a manifestação do Executivo, que se mostrou contrário à sua aprovação, argumentando que a medida violaria a autonomia dos poderes. A Comissão de Justiça também exarou parecer contrário ao projeto.

Também em primeira discussão, será apreciado o Projeto de Lei nº 275/2019, da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que autoriza o Poder Executivo a instituir em caráter permanente, no âmbito da Secretaria da Cidadania e Participação Popular, o Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença. O Fórum tem como objetivo estimular a atuação conjunta com igrejas, templos e comunidades religiosas, organizações não-confessionais e instituições públicas, em programas de investigação, desenvolvimento e promoção da liberdade religiosa. O projeto recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça, por ser meramente autorizativo.

Ainda em primeira discussão, será apreciado o Projeto de Lei nº 297/2019, do vereador Fausto Peres (Podemos), que torna obrigatória a instalação de mangueiras transparentes nas bombas de abastecimentos de combustíveis dos postos de gasolina. Os estabelecimentos que descumprirem a norma estarão sujeitos a advertência, multa de R$ 5 mil por infração ou suspensão das atividades em até 15 dias, duplicando-se o valor da multa em caso de reincidência. O projeto, considerado inconstitucional pela Comissão de Justiça, prevê prazo de 30 dias para a norma entrar em vigor.

Em votação única, também consta da pauta o Projeto de Decreto Legislativo nº 97/2019, do vereador Luis Santos (Pros), que concede o Título de Cidadão Emérito ao pastor Luís Alberto Firmino, que foi secretário municipal de Relações de Trabalho.
 
Sessões Extraordinárias

Em sessões extraordinárias, logo após a sessão ordinária de terça-feira, 29, será votado o Projeto de Lei n° 339/2019, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento da Prefeitura. Totalizando R$ 7,807 milhões, o crédito suplementar é destinado a diversas dotações e pretende adequar emendas impositivas dos vereadores.

A referida matéria tem o mesmo teor e finalidade do Projeto de Lei n° 231/2019, que fora aprovado na Câmara Municipal, mas recebeu veto do Executivo por conta de erros em rubricas orçamentárias. O novo projeto contempla ainda modificações que haviam sido realizadas na matéria original por meio de emendas dos vereadores Fernanda Garcia (PSOL), Iara Bernardi (PT) e Péricles Régis (MDB).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Construtora entrega duas torres do Residencial Cannes

Ministério da Saúde: casos do novo coronavírus sobem para 19 no Brasil

Justiça italiana condena Robinho em 2ª instância por estupro coletivo

Polícia prende 413 pessoas no 1º fim de semana oficial do Carnaval de rua em SP

Eduardo Leite anuncia renúncia ao Governo do RS e sugere atuar nas eleições a presidente

Polícia prende dois, apreende adolescente e encontra cinco mil pinos vazios