19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Entidades católicas e evangélicas apresentam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Foto: Isac Nóbrega/PR
Postado em: 27/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Danielle Brant, FOLHAPRESS 

Lideranças evangélicas e católicas apresentaram nesta terça-feira (26) pedido de impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido) por crimes de responsabilidade na condução da crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, no primeiro pedido protocolado por entidades religiosas contra o presidente.


O pedido, se aceito, se somará a outros 61 já apresentados -destes, 56 ainda aguardam análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deixa o cargo em fevereiro.


Promovido pela Frente Ampla Cristã, o documento que pede o impeachment de Bolsonaro é assinado por entidades como a Comissão Nacional Justiça e Paz, ligada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pela Aliança de Batistas do Brasil e pela Câmara Episcopal da Igreja Anglicana do Brasil.


A apresentação foi feita na tarde desta terça no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.


"A motivação principal deste pedido está relacionada à ausência total de iniciativas da parte do governo para diminuir os impactos e conter os impactos da pandemia da Covid-19", disse a pastora Romi Márcia Bencke, representante do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil).


As entidades citaram o caos em Manaus e acusaram o governo de abandonar a população. "Porque nós temos um governo que nega o direito à vida das pessoas cristãs", disse Bencke, ressaltando que parte da base de Bolsonaro é formada por cristãos conservadores.


Daniel Seidel, secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, também criticou a postura de Bolsonaro na pandemia.


"Nós consideramos realmente um crime de responsabilidade um presidente da República desestimular as pessoas, os cidadãos e cidadãs brasileiros, que não tomem vacina, e assim por diante, boicotando, tirando da população as possibilidades."


Ele pediu aos deputados que levem a Maia ou ao sucessor do deputado do DEM na presidência da Câmara o pedido de "clamor do povo brasileiro" pelo impeachment de Bolsonaro.


"Por suas condutas e omissões na pandemia, Bolsonaro deixou de fazer o que estava obrigado como presidente", afirma o texto, assinado por 380 pessoas que integram as entidades religiosas. "Deveria ter seguido as recomendações científicas para conter a doença, ao invés de estimular o desprezo pela vida."


O pedido defende que líderes religiosos tenham direito de "participar da luta pela promoção e defesa dos direitos humanos e contra qualquer tipo de opressão ou ação que tenha como resultado o adoecimento e a morte da população".


"Os cidadãos e cidadãs religiosos/as que decidiram denunciar Jair Bolsonaro por seus delitos acreditam que somente o seu afastamento e a responsabilização jurídico-política de todos os representantes de seu governo, que levam adiante as políticas destrutivas representadas pelo seu projeto político, são capazes de recolocar o país nos trilhos da observância e do predomínio da Constituição da República", continua o texto.


As entidades acusam Bolsonaro de ter minimizado a pandemia e lembram que o presidente já se referiu à Covid-19 como uma "gripezinha" e fez campanhas contra o distanciamento social.


"O menosprezo retórico e o negacionismo por parte da mais alta autoridade pública do Estado brasileiro é, por si só, extremamente grave, pois retardou o reconhecimento da gravidade da situação no país e a adoção de medidas de prevenção e cuidado, por parte de autoridades públicas e, também, da sociedade", afirmam.


O agravamento da crise sanitária no país tem intensificado a pressão para que Maia aceite um dos 56 pedidos de impeachment em análise na Câmara. No último final de semana, o país registrou carreatas de grupos da esquerda e da direita contra Bolsonaro.


O impeachment virou um dos principais temas da campanha à sucessão da presidência da Câmara. O candidato de Bolsonaro na disputa, deputado Arthur Lira (PP-AL), se recusa a debater o assunto antes do resultado da eleição, que ocorrerá na próxima segunda-feira (1°).


Já seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), nome de Maia na disputa, assegura que analisará os pedidos de impeachment se eleito, mas já indicou que não considera um "bom momento" para debater o tema.


Maia, que durante a maior parte do seu mandato afirmou não ver motivos para dar encaminhamento aos pedidos de impeachment, subiu o tom recentemente.


No último dia 15, indicou que o tema será "inevitável" no futuro. Ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e de Baleia, Maia afirmou que não deu seguimento aos pedidos porque decidiu priorizar a pandemia.


"Qualquer decisão sobre impedimento hoje, com perdas de vidas, é nós tirarmos o foco daquilo que é fundamental, que é tentar salvar o maior número de vidas", disse o deputado do DEM.


Se o presidente da Câmara decidir abrir um processo nos últimos dias à frente da Casa, seu sucessor teria de, obrigatoriamente, levar o caso adiante a partir de fevereiro, quando os trabalhos do Legislativo serão retomados.


Isso, no entanto, é improvável, pois Maia não quer ser tachado de oportunista antes de voltar ao plenário.


No entanto, ele também não pretende arquivar os pedidos, medida que o tornaria ainda mais alvo dos críticos que insistem que ele tome uma atitude mais dura contra Bolsonaro.


O presidente da Câmara é o responsável por analisar de forma monocrática se dá ou não sequência aos pedidos de impeachment. Ele não tem prazo para tomar essas decisões.


Caso seja dada sequência, o caso é analisado por uma comissão especial e, depois, pelo plenário da Câmara. Somente com o voto de ao menos 342 dos 513 deputados é autorizado que o Senado abra o processo.


Nesse caso, Bolsonaro seria afastado até a conclusão do julgamento -ele perderia o mandato caso pelo menos 54 dos 81 senadores votassem nesse sentido.


O Brasil já teve dois episódios de impeachment baseados na lei que trata do tema, de 1950: o de Fernando Collor, que renunciou em 1992 antes da decisão final do Senado, e o de Dilma Rousseff, em 2016.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

6 em cada 10 brasileiros já usaram o Pix pelo menos uma vez

Filha é presa sob suspeita de matar pai, mãe e irmão em São Bernardo; família foi encontrada carbonizada

Operação em Tietê resulta na apreensão de armas e documentos relacionados ao jogo do bicho

Com hospitais lotados, Sorocaba registra 20 mortes por covid nesta quinta

Polícia apreende em Sorocaba carga de cigarros vinda do Paraguai avaliada em mais de R$ 5 milhões

Câmara de Sorocaba vota projeto para remissão de créditos do IPTU