20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Entenda porque Bolsonaro teve 5 vezes mais votos que Haddad em Sorocaba

Postado em: 08/10/2018

Compartilhe esta notícia:

O DEDA QUESTÃO

A decisão sobre quem será o próximo presidente da República vai acontecer em votação em 2º turno, conforme a decisão do eleitor brasileiro, de domingo, onde Bolsonaro obteve 46% dos votos e Haddad 29%. A maioria esmagadora do sorocabano, porém, não tem dúvida de que Bolsonaro deve ser eleito. Aqui, ele teve 5 vezes mais votos do que o candidato do PT em 1º turno.

Veja os números apenas de Sorocaba: Jair Bolsonaro teve 59,07% dos votos (exatos 213.599); Fernando Haddad ficou com 12,52% (exatos 45.263 votos). Na sequência aparecem Ciro Gomes com 10,39% (37.589 votos), Geraldo Alckmin com 8,18% (29.579 votos), João Amoêdo com 4,92% (17.798 votos); Marina Silva com 1,13% (4.078 votos); Meirelles com 1,05% (3.806 votos); Boulos com 0,95% (3.423 votos); Álvaro Dias com 0,89% (3.211 votos); Cabo Daciolo com 0,78% (2.824 votos); Eymael com 0,06% (211votos); Ver ado PSTU com 0,04% (159 votos); João Goulart Filho com 0,02% (83 votos); Brancos (11.582 votos); Nulos (29.370 votos).

O que explica

O que ajuda a explicar o resultado da eleição em Sorocaba, como no Brasil de um modo geral, é o antiPT e antiLula. Colhi, aleatoriamente, a postagem da sorocabana Valéria Almeida no Facebook, onde ela escreveu: “O mais assustador pra mim é ver a quantidade de brasileiros que são coniventes com quem rouba comprovadamente e são avessos com o único honesto comprovadamente! Bolsonaro, pra mim, não é o ideal, mas hoje ele é essencial!!! Pra mim o que é justo, ético, moral e honesto vem acima de tudo!!! O resto se discute. Cada povo tem o governante que merece!

Entre os comentários nessa postagem, colhi esses três:

Virgínia Bollina Schneider: O pior é que depois que vence essa gentalhaaaaaa acaba prejudicando todo mundo que não votou assim!! Mas isso não vai acontecer!! Vamos vencer amiga!!! Você vai ver!!!!

Tania Bodelon: Mas ainda não acabou. Só perdemos uma batalha. Esses petralhas safados têm que se ferrar, não é possível que seja diferente disso. Esperança e fé.

Gislane Dos Santos Nunes: Eu penso que todos que defendem o Lula são iguais a ele ladrão e corruptos.

Como será no 2º turno

A frase da postagem da sorocabana Valéria (Bolsonaro, pra mim, não é o ideal, mas hoje ele é essencial!!! Pra mim o que é justo, ético, moral e honesto vem acima de tudo!!! O resto se discute) me parece, antes do início da campanha eleitoral de 2º turno, que resume o que se pretende que se transforme o mote da campanha, ou seja, o brasileiro será levado a votar nos valores morais antes de propostas para a resolução de problemas da vida real do brasileiro. A urgência sobre valores vai se sobrepor a questões como o que fazer para diminuir o desemprego.

Assim, Haddad será acusado ladrão e corrupto, por defender Lula, e – se cair nessa proposta de campanha – vai rebater Bolsonaro com acusações de fascista, por não reconhecer direitos da minoria, por exemplo.

Resta saber se Bolsonaro resistirá à tentação de seu eleitorado (como mostra o exemplo colhido por mim dessa sorocabana) e fazer uma campanha de ataque em 2ª turno. E Haddad vai lutar nessa arena proposta por seguidora de Bolsonaro ou recolocará o debate do 2º turno em propostas como, historicamente, aconteceram nas eleições passadas.

Esse não é um 2º turno onde tudo começa do zero, como geralmente ocorreram nas eleições passadas. A vantagem de Bolsonaro é absurdamente grande. Ele tem, portanto, o comando do jogo em suas mãos. Só perde se errar demais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Navio de guerra russo ameaça atingir destróier americano no Pacífico

Após "amarelinho voluntário" repercutir, Urbes orienta a "não adotar essa conduta"

Brasil cria 395 mil vagas formais em outubro, o melhor resultado desde 1992

São Paulo tem início de ano mais frio desde 1965, aponta Inmet

GCM prende mais um traficante em Operação Pancadão no Nova Sorocaba

Polícia Federal marca novo depoimento de Mauro Cid para dia 11 de março