28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Entenda como funciona o sistema de integração no transporte público de Sorocaba

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 31/08/2023

Compartilhe esta notícia:

O transporte público de Sorocaba, gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, é um dos mais modernos do País. O sistema opera via integração, física ou temporal, e abrange todas as 119 linhas disponíveis, permitindo ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem. As possibilidades de deslocamento de um ponto a outro da cidade são múltiplas, porém, existem algumas regras simples que devem ser seguidas.

 

As informações são da Prefeitura de Sorocaba.

 

A integração física opera desde 1992 e é realizada por meio do transbordo (troca de ônibus), dentro dos terminais urbanos Santo Antônio e São Paulo. Por vez, a integração temporal ocorre desde 2008 e possibilita a troca de linhas, dentro de um período máximo determinado (90 minutos), em qualquer ponto de ônibus do sistema.

 

O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, dentro do prazo máximo de 90 minutos, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Ou seja, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se assim desejar.

 

“Em um mesmo deslocamento, pode-se utilizar mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma passagem e sem necessidade de chegar aos terminais para fazer a transferência. City, Consor e BRT, as três empresas que operam o transporte no município, atuam de forma integrada”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

 

 

O que não é permitido?

 

O sistema de integração apenas não permite que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha. Também, não é permitido que o usuário desembarque da linha, durante o caminho, e tente pegar a mesma linha outra vez, ou, a linha que faça o mesmo trajeto, no mesmo sentido. “A integração é para facilitar o deslocamento, em menos tempo. Há apenas essas exceções”, reitera o diretor-presidente da Urbes.

 

Lucas Oliveira, por exemplo, é morador do Parque Vitória Régia, na Zona Norte, e usuário do transporte público. Ele utiliza o sistema de integração para chegar ao trabalho, na região do bairro Campolim, na Zona Sul. “Integrar em qualquer lugar é mais rápido para o meu trajeto diário e bem mais fácil, porque uso dois ônibus para chegar ao meu destino. Demoraria mais se tivesse que ir até o terminal, para, então, pegar outro ônibus”, aponta.

 

Vale salientar que a integração temporal está disponível para os usuários que possuem o cartão eletrônico do sistema (Cartão Social, Cartão Vale-Transporte, Cartão Estudante) e para aqueles que realizam o pagamento via carteira digital, por meio do uso do celular.

 

“Em suma, o passageiro embarca no primeiro ônibus e, na catraca eletrônica, tem o valor da tarifa descontado dos créditos do cartão. No próximo ônibus, ao encostar o bilhete, a catraca é liberada, mas sem desconto dos créditos. Basicamente, é assim que funciona. É inovação e experiência na gestão de bilhetagem”, resume o diretor de Transportes da Urbes, Adriano Brasil.

 

A matriz de toda a operação da integração no transporte público de Sorocaba, com as conexões entre as linhas, pode ser consultada no site: https://www.urbes.com.br/integracao-entre-linhas .

 

 

Contato com a Urbes

 

Os usuários do transporte público podem, ainda, utilizar os canais de comunicação com a Urbes para fazer apontamentos, a fim de melhorar, cada vez mais, os serviços prestados. Todas as solicitações são registradas e estudadas as suas aplicações.  O contato pode ser feito pelo PABX: (15) 3519-3100; site: www.urbes.com.br/ouvidoria, ou via Central de Atendimento, pelo fone 118.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Rachadinhas’: Justiça do Rio proíbe TV Globo de exibir notícias sobre Flávio Bolsonaro

Urbes assume administração da Rodoviária de Sorocaba a partir de janeiro

Estudo francês não vê eficácia de hidroxicloroquina em pacientes internados com Covid-19

43ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba divulga data e atrações

Gangue de capuz invade loja de motos em tentativa de furto no Centro; veja o vídeo

VÍDEO: prefeito José Crespo concede entrevista na Rádio Ipanema após 21 meses de ausência