23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Encontro on-line vai tratar do estudo de vulnerabilidade e risco climático de Sorocaba

Agência Sorocaba
Postado em: 09/06/2020

Compartilhe esta notícia:

O ICLEI América do Sul, Way Carbon e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizarão no dia 18 de junho, às 9h, o 1º Workshop de Estudo de Vulnerabilidade e Risco Climático de Sorocaba. O encontro on-line reunirá atores estratégicos da cidade para um aprofundamento na análise de risco e vulnerabilidade climática do município, debatendo as necessidades e as visões de cada um. A inscrição é gratuita e já pode ser feita pelo link: https://bit.ly/2XNk1iq.

A iniciativa dá continuidade à implementação do projeto Urban-LEDS II, do qual Sorocaba faz parte, que visa tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades. Importantes políticas públicas já foram implementadas pela Secretaria do Meio Ambiente nos últimos anos para o enfrentamento às consequências da mudança do clima. Além da adesão ao ICLEI e à participação no projeto Urban LEDS – Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono, Sorocaba já fez o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE); elaborou a Política Municipal sobre Mudanças Climáticas; e firmou compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

A empresa Way Carbon é a responsável por fazer a análise de risco e vulnerabilidade climática das cidades participantes do Urban-LEDS II. Podem participar do workshop funcionários de secretarias municipais e órgãos de outras esferas de governo, bem como sociedade civil em geral, especialmente os que tiverem informações para aprimorar o estudo. É proposta a realização das análises de impactos sobre o meio físico (inundação e deslizamento) e impacto sobre a saúde (dengue e ondas de calor).

O projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia. Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos países – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa – Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.

Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoia aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, 8 cidades participam do projeto desde a primeira fase (2012-2016): Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP. Saiba mais, acessando o site do projeto: https://urban-leds.org/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-prefeito Renato Amary é hospitalizado após fraturar quadril em queda

Transgêneros vão à Comissão de Ética contra vereador pastor Luís Santos

Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba faz concerto em Votorantim

TST instala totens para ampliar acesso à Justiça do Trabalho

VÍDEO - Caminhoneiros protestam contra Governo Doria em rodovias da região de Sorocaba; assista

Receita abre nesta terça consulta a segundo lote de restituição do IR 2020