25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fornecedora serve comida com mosca para o Saae, denuncia sindicato

Postado em: 19/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Comida com mosca, fruta podre e feijão com caruncho em marmitas destinadas a funcionários do Saae são alvo de denúncia feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) que foi postada nas redes sociais nesta terça-feira (18). O Saae, por sua vez, informou que “a situação ocorreu no passado e foi corrigida, e quanto ao atraso na distribuição do lanche para 16 os profissionais na noite da segunda-feira, tomará as providências cabíveis e previstas no contrato com a terceirizada”.

Por meio de nota, a empresa terceirizada refutou as denúncias. Confira abaixo.

Por conta do episódio, o Sindicato afirmou tomar as devidas ações judiciais cabíveis junto ao Ministério do Trabalho, Vara da Fazenda Pública e Ministério Público.

“A terceirizada Especialy, além de deixar servidores com fome, envia marmitex com moscas, frutas podres, não cumpre o cardápio, feijão com caruncho e substitui carne por salsicha. Mesmo recebendo 8 milhões do Saae pelo serviço mal prestado, embora o contrato não esteja disponível no site transparência”, alega o sindicato.

De acordo com o Portal da Transparência, a empresa contratada para servir as refeições aos servidores, a Especialy, foi contratada pela Prefeitura de Sorocaba em maio de 2017 para prestar o serviço de fornecimento de marmitas pelo valor total de R$ 7.948.850,40. O contrato tem a duração de dois anos, ou seja, encerra-se em maio de 2019, sendo que já foi repassado à fornecedora um montante de R$ 2.900.561,97.

Confira o post no Facebook

Na madrugada de terça-feira, continua a entidade, alguns funcionários ficaram sem alimentação e resolveram fazer uma “vaquinha” para comprar lanche. “Além da humilhação que a empresa expôs os servidores do SAAE nesta madrugada, também temos reclamações que a empresa não cumpre o cardápio, trocando sistematicamente e substituindo por alimentos menos nutricionais e “baratos”. Essa falta de qualidade na alimentação não é exclusiva dos servidores do SAAE, mas de todos os servidores das mais diversas secretarias”, continua o texto.

width=710
Sindicato denuncia condição de frutas entregues a funcionários do Saae / Foto: reprodução/Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba

“Recentemente, servidores que trabalham de plantão no domingo receberam como mistura quatro salsichas, isso mesmo, quatro salsichas em substituição à carne que estava no cardápio do mês. Também acumulamos denúncias de distribuição de refeição com mosca, fruta podre, feijão duro, além da falta de rigorosidade no horário para a entrega da alimentação. Há casos em que o servidor termina seu expediente às 14h, e a refeição chega às 13h. Já em outros casos, vejam que absurdo, o lanche chega ao meio dia para o funcionário que entra às 22 horas comer”.

width=697
Excesso de salsichas em marmitas seria uma substituição ao fornecimento de carne, segundo sindicato / Foto: reprodução/Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba

Nota da terceirizada

A empresa Especialy Terceirização Eireli, responsável pelo fornecimento de refeições e marmitex – as conhecidas ‘quentinhas’ – aos funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), refutou as denúncias veiculadas pelo Ipa Online do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), que acusou, via Facebook, a empresa de fornecer alimentação à autarquia com moscas, frutas podres, feijão com caruncho e trocar carne por salsicha.

Por meio de nota, a empresa afirma “que empreendeu e empreende máximos esforços para adimplir corretamente todas as obrigações assumidas, através de uma equipe técnica altamente capacitada e treinada, com o fornecimento de gêneros alimentícios que atendam às necessidades de nutrição elencados pelo órgão contratante”.

Segundo a empresa, “a questão da denúncia ventilada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba jamais chegou ao conhecimento da empresa, para que esta pudesse apurar os fatos e verificar a realidade fática, através de análises, laudos e outros instrumentos hábeis, uma vez que todas as refeições fornecidas obedecem um rigoroso controle de qualidade e, ainda, todas as normas sanitárias, não sendo crível que as ocorrências descritas na referida denúncia derivaram da conduta ou omissão desta empresa”.

A empresa salienta, também, ademais, que “da análise das fotos apresentadas na reportagem pode-se concluir que não se trata de refeição fornecida por esta empresa, já que os cardápios são acordados entre as partes (contratante e contratada), sendo que os funcionários do referido serviço tomam suas refeições de duas formas distintas: no restaurante coletivo da sede e entregues em marmitex através de hot box, para os funcionários que laboram fora da dependência administrativa, sendo que na primeira situação, o funcionário escolhe a proteína (carne bovina e/ou carne suína e/ou peixe e/ou embutidos) e na segunda são disponibilizadas ao menos duas proteínas, obedecendo as disposições do cardápio previamente acordado”.

Por fim, a Especialy “reitera seu compromisso na qualidade dos serviços prestados, se disponibilizando para registrar todos os procedimentos adotados na operacionalização dos serviços, registrando que adotará as providências cabíveis para apuração e responsabilização dos agentes envolvidos no citado caso”.

O que diz o Saae

A direção do Saae-Sorocaba informou à redação do Ipa Online que irá “tomar providências porque ficou insatisfeita com o atraso na distribuição dos lanches, que deveria ter iniciado por volta das 22h na segunda-feira. A entrega do alimento ocorreu, porém a partir da madrugada.

São em 16 o total de trabalhadores que atuam no Centro Operacional e precisaram aguardar por mais tempo. Essa situação não havia ocorrido anteriormente. O direito ao lanche é garantido aos trabalhadores que chegam às 21h para o terceiro turno. Todos os profissionais do terceiro turno que atuam nas outras unidades, como nas estações de tratamento de água ou estações de tratamento de esgoto receberam o lanche no horário habitual.

A direção do Saae-Sorocaba está ao lado de seus colaboradores e adotará as medidas cabíveis, previstas em contrato, em face dos responsáveis pela situação. O atraso foi em decorrência da falta de um profissional pertencente ao quadro da empresa contratada para preparar e fornecer a alimentação. Na mesma noite a empresa acionou outro profissional para que fosse garantida a entrega da alimentação.

As demais denúncias que começam a ser distribuídas pela internet são fatos ocorridos no passado e já foram corrigidos. A fiscalização do Saae-Sorocaba notifica e exige correções das faltas, quando são cometidas. As obrigações do Saae-Sorocaba para com a empresa que prepara e serve a alimentação estão e sempre estiveram rigorosamente em dia.”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crespo ataca imprensa: “firulas e factóides” prejudicam governo e política “honesta”

Na DDM após tentar agredir ex-esposa, homem é flagrado furtando celular de policial

Em dia de eleição na Câmara, Maia diz a aliados ter parecer e que avalia impeachment

Surto de covid-19 faz Câmara de Sorocaba ficar fechada por 14 dias

Brasil tem 11 mortes; casos de Coronavírus só cairão em setembro, diz ministro

Chegada de 2019 no Ipanema Clube