25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Embaixada dos EUA pede aos seus cidadãos que abandonem o Iraque

Foto: reprodução
Postado em: 03/01/2020

Compartilhe esta notícia:

A embaixada norte-americana em Bagdá, atacada na terça-feira por pró-iranianos, apelou nesta sexta-feira (3) aos seus cidadãos que deixem o Iraque "imediatamente". O pedido foi divulgado poucas horas depois do assassinato do general iraniano Qassem Soleimani numa operação dos Estados Unidos.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A representação diplomática dos EUA pediu aos norte-americanos no Iraque "que partam de avião o mais rápido possível" ou saiam "para outros países por via terrestre".


As principais passagens de fronteira do Iraque levam ao Irã e à Síria, mas há outros pontos de passagem para a Arábia Saudita e a Turquia.


O assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, enviado da República Islâmica ao Iraque, representa "uma escalada perigosa da violência", disse hoje a presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, a democrata Nancy Pelosi.


"Os Estados Unidos - e o mundo - não podem permitir uma escalada de tensões que chegue a um ponto sem retorno", afirmou Nancy Pelosi em um comunicado.


A Guarda Revolucionária confirmou a morte do general durante ataque aéreo, na manhã de hoje, contra o aeroporto de Bagdá. A ação norte-americana também visou o "número dois" da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis. 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, general Qassem Soleimani, anunciou o Pentágono em um comunicado.


Na nota, o Pentágono disse que Soleimani estava "ativamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte-americanos no Iraque e em toda a região".


O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, prometeu hoje vingar a morte do general e declarou três dias de luto nacional.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estelionatários que aplicavam golpes em programa de farmácia popular são presos

Prazo para saque imediato de até R$ 998 do FGTS acaba nesta terça-feira

Dez capitais apresentam sinais de crescimento de covid-19, diz Fiocruz

Governador Rodrigo Garcia visita unidades de saúde e obra rodoviária na região de Sorocaba

Guarda Civil Municipal detém jovens com quatro tipos de drogas no Jardim São Guilherme

Ruas em Brigadeiro Tobias recebem iluminação pública com tecnologia de LED