25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em meio a baixo isolamento, Votorantim registra aumento de casos de coronavírus

Foto: reprodução
Postado em: 14/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Em meio a baixa taxa de isolamento social, Votorantim tem apresentado aumento de casos de coronavírus. 


Conforme a Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta tarde de quarta-feira (13), a cidade soma 59 casos confirmados, desse total três morreram. Somente ontem houve a confirmação de mais sete novos casos da doença. 


Os pacientes divulgados nesta quarta são cinco profissionais da saúde, sendo um homem de 20 anos e três mulheres, de 35, 41 e 50 anos de idade. Os outros dois são, um homem de 41 anos e um menino de 4. Todos estão em isolamento domiciliar.


O crescimento de casos da covid-19 vem de encontro com a baixa taxa de adesão à quarentena na cidade. Na última terça-feira o percentual de quarentena foi de 47%, sendo que a meta do governo do Estado de São Paulo é de 70%. 


De acordo com o gráfico, Votorantim registra melhor desempenho de isolamento social aos domingos, quando as famílias costumam ficar mais em casa. 

Durante a semana, o percentual de isolamento geralmente fica em 45%, já aos fins de semana essa taxa sobe para em torno de 55%, chegando até 60%.


Os dados de isolamento social são recolhidos pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Casos de coronavírus


Entre os casos confirmados, 32 foram recuperados, 19 estão em isolamento domiciliar, 5 seguem internados e 3 foram a óbito. A cidade apresenta ainda 11 casos suspeitos que aguardam resultados, desse 6 estão internados, sendo dois em UTI.


Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Secretaria da Saúde reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%. Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar.


Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório desde a última quinta-feira (7) em todo o estado de São Paulo e também no município, sendo mais uma das importantes medidas no enfrentamento ao novo coronavírus. Para tanto, é preciso que a máscara, embora de confecção caseira, tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.


Desde o início da pandemia o município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolos de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM realiza nova operação preventiva na região da Rodoviária

Novo nome: população tem até esta quarta-feira para rebatizar o “Botão do Pânico”; vote

Cuidados com os animais durante o inverno

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 19.288 em Sorocaba

Polícia Federal apreende R$ 69 milhões com filho de ditador africano em Viracopos

Sobe para 121 número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil