19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em clima eleitoral, vereadores sorocabanos batem-boca em sessão virtual

Reprodução / TV Câmara
Postado em: 15/07/2020

Compartilhe esta notícia:

O clima eleitoral tomou conta de parte da sessão da Câmara de Sorocaba nesta quarta-feira (15), durante discussão dos vereadores pelo corte de verbas na Educação em Sorocaba. Os parlamentares Irineu Toledo (PRB), Iara Bernardi (PT), Francisco França (PT) e Fernanda Garcia (PSOL) atacaram candidatos a prefeito e criticaram os posicionamentos políticos dos adversários.

Irineu Toledo (PRB), que usava uma máscara com a inscrição "Fora PT", enquanto criticava a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), afirmou que hoje existe falta de oposição em Sorocaba, por causa dos "esquerdistas". "Essa esquerdalha não deve ser ouvida por nós nem pela população. Nós não temos mais oposição em Sorocaba. Ano passado foram criadas mais de 1 mil vagas em creche, com oposição atuante, vereadora Iara, pessoal da Fernanda, que acham que só o funcionalismo público deve ser usado", afirmou, referindo-se à gestão compartilhada das creches municipais durante o governo Crespo, do qual era líder na Câmara. 

"A Secretaria de Educação agora está reduzindo em 50% o repasse das verbas para manutenção das creches conveniadas. Esse valor vem do fundeb, do governo federal, é verba carimbada e ninguém pode tocar nesse dinheiro. Sorocaba não tem mais oposição. A prefeita Jaqueline faz o que ela bem entende, como a restrição do comércio até o dia 30", salientou Irineu.

Ele também criticou o candidato da chapa PSOL/PT, Raul Marcelo. Segundo Irineu, o candidato só "aparece a cada 2 anos, ou pra deputado, que agora ele perdeu, ou para prefeito. Tem solução pra tudo, tudo ele vai resolver", disse o vereador. Ele ainda citou o passado como vereador de Raul, dizendo que "a gente conhece ele. Mas hoje ele não é mais aquele menino pobre que veio aqui. Hoje ele tem vida boa", alfinetou Irineu.

O vereador Francisco França (PT), mesmo sem ter a palavra, aproveitou o microfone aberto para disparar contra o adversário. "O cidadão aí está desesperado porque o candidato dele está naufragando de tanto mentir pela sociedade", afirmou, em referência ao candidato Rodrigo Manga (PRB), do mesmo partido de Irineu.

Já a vereadora Iara Bernardi, que estava com a máscara "Fora Bolsonaro", usou seu tempo para ironizar o rival. "Queria agradecer ao vereador Irineu porque ele é um assíduo frequentador das redes sociais do PT". 

No entanto, Iara concordou com a crítica do parlamentar. "Nunca concordei com a terceirização da Educação, mas agora a Prefeitura dá esse corte na Educação? Aqueles são funcionários da Educação Municipal também. A Prefeitura levou mais de 3 meses pra discutir a questão do cartão alimentação para nossas crianças, mas para cortar recursos foram extremamente rápidos. A rua vai ficar esburacada? Que fique! Mas nossas crianças não podem ficar abandonadas", destacou.

A vereadora Fernanda Garcia pediu para responder, mas o presidente do Legislativo, Fernando Dini (MDB) não ouviu a citação ao nome dela e não permitiu a resposta.

Usando seu tempo como líder, a parlamentar defendeu o colega de partido. "Essa crítica é sinal que o Raul está indo bem nas pesquisas e está incomodando os outros partidos. Nosso objetivo é denunciar tudo aquilo que não está sendo realizado pela prefeita", afirmou a parlamentar. "Se o Raul Marcelo tivesse sido eleito, certamente Sorocaba estaria numa outra situação. Hoje falta vontade de discutir com a população as suas necessidades", ponderou.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereadores devem repercutir caso do choque no PA do Laranjeiras nesta 3ª

Parque Tecnológico lança 1ª Escola de Economia Criativa de SP em um centro de desenvolvimento e inovação

Vacina para a tuberculose pode evitar infecções e mortes pela Covid-19, diz pesquisa

Operação da PF mira pagamento de propinas a presidente do PP

Começam nesta terça inscrições para o Sisu

Sorocaba ganha empreendimento exclusivo com lazer completo e a melhor vista da cidade