19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em busca de melhor imunidade, população passou a ser mais cuidadosa com a alimentação

Foto: Reprodução/Facebook
Postado em: 17/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Muito se fala dos (poucos) efeitos positivos que a Covid-19 gerou em termos de cuidados sanitários e relacionamentos sociais. Mas há um indicador que começa a ser observado pelos especialistas em nutrição: em busca de uma melhor imunidade, como forma de estarem bem fortalecidas no caso de se infectarem, as pessoas começaram a pensar melhor em suas dietas.

 

No começo da pandemia, encorajadas a ficar em casa para não se expor ao novo coronavírus, muitas famílias preferiram comprar alimentos industrializados, que durariam mais tempo na despensa. O problema é que a opção por esses itens - que tendem a ser mais calóricos e menos nutritivos do que as comidas de verdade - pode deixar seus consumidores mais vulneráveis a doenças, inclusive à Covid-19.

 

Para falar sobre o assunto, ouvimos o doutor Francisco Coutinho, coordenador médico daEquipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional(EMTN)do Hospital Dr. Miguel Soeiro – pertencente à Unimed Sorocaba e a nutricionista e encarregada da Nutrição Clínica da mesma instituição, Patricia Queiroz.

 

Para o doutor Francisco Coutinho, esses seis meses foram de estresse. Essa condição, aliada à má alimentação e a vários outros fatores, contribuiu para fragilizar a saúde das pessoas. “A higiene mental proporcionada pelas atividades físicas (que reduz os níveis de cortisol, melhora a absorção de vitamina D diretamente do sol e reduz o estresse) ajudam na imunidade e na saúde como um todo. Porém, isso ficou de lado, num primeiro momento”, relembra.

 

O importante, reforçam os dois especialistas, é que um corpo bem nutrido e saudável vença a briga não somente contra esse vírus, mas contra qualquer ameaça externa decorrente de microrganismos ou doenças que possam vir a desenvolver.

 

De acordo com o doutor Francisco Coutinho a vitamina D encontrada apenas nos alimentos não é suficiente. “A que vem diretamente do sol é muito melhor. Para se ter ideia, seria necessária uma quantidade considerável de alimentos para equiparar com a fonte solar”, orienta. Estudos atuais indicam que o melhor horário para se expor ao sol com essa finalidade é ao meio-dia, por dez ou quinze minutos, no máximo. “Nunca mais do que isso”, alerta.

 

Quanto à alimentação, as regras básicascontinuam valendo. Dividir o prato em três porções uma de proteínas, outra de carboidratos e a última, com verduras e legumes segue como regra primária. O ideal é ter cinco cores de alimentos no prato. Assim,garante-se a ingestão de micronutrientes, que são os sais minerais e as vitaminas, e os macronutrientes, ou seja, os carboidratos, as proteínas e os lipídeos, orienta o doutor Francisco.

 

Patrícia também defende a relevância da ingestão de alimentos mais coloridos. Eles, além das suas qualidades como micronutrientes, são antioxidantes: evitam a ação dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos ao DNA e o aparecimento de diversas doenças, entre elas o câncer.

 

As proteínas merecem uma atenção especial, ajudam na imunidade com a produção de anticorpos. Por isso, o corpo de uma pessoa com déficit proteico não consegue se defender”, ressalta o doutor Francisco.

 

Infelizmente, a associação da carne como fontede proteína prevalece entre a população e,devido ao seu preço de venda ser maior do que o dos carboidratos, muitos acabam trocando um pelo outro o que é bastante prejudicial à saúde. As pessoas precisam se lembrar de que o feijão, em qualquer uma das suas variedades, também é uma fonte de proteína, assim como os ovos, por exemplo, que não têm restrição nutricional como se pensava algum tempo atrás e custam bem menos do que as carnes, pontua Patrícia.

 

Outro fator fundamental são os lipídeos (gorduras boas), como o ômega 3. Eles, do mesmo modo, ajudam fortemente na resposta imunológica das pessoas. A sardinha é uma fonte rica dessa gordura. É uma fonte de proteína e não é cara, observa.

 

Muito se fala, sobretudo na imprensa, sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Mas isso não pode e nem deve ser generalizado. Por esse motivo, a nutricionista do HMS faz um alerta: as folhas da cenoura e beterraba, por exemplo, são mais suscetíveis à exposição de agrotóxicos e, possuem fatores antinutricionais, que irão “roubar” os nutrientes da dieta.

 

Mas existem outros alimentos, como a abóbora, por exemplo, que podem ser consumidos integralmente. Aliás, até suas sementes, se forem torradas, contribuem para o bom funcionamento intestinal, pois são fibras. E ter um intestino saudável é essencial à boa saúde e imunidade. Setenta por cento da nossa imunidade está no intestino, explica odoutor Francisco. Trinta por cento dos leucócitos correm pelo sangue e o restante,nesse órgão, detalha.

 

A boa alimentação, associada à prática de atividade física, ao consumo de água (multiplicar o peso do corpo por 30 resulta nos mililitros ideais a serem ingeridos diariamente), assim como evitar o álcool, fumo e outras drogas, é essencial. Essa conjugação também leva à manutenção do peso ideal e, por consequência, evita as comorbidades mais comuns ligadas à obesidade, como a hipertensão arterial e o diabetes. “Os infectados pela Covid-19 que estavam acima do peso e eram hipertensos e/ou diabéticos tiveram mais complicações do que aqueles que estavam no peso ideal”, alerta o doutor Francisco.

 

Segundo os dois especialistas da Unimed Sorocaba, ter uma boa alimentação não custa caro e não deve ser encarado como um “castigo”, mas sim como algo que proporciona bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taty não possui registro que permite atuar na área de administração, informa conselho

Circo carreta do Tubinho é atração nesta quarta-feira (21) em Votorantim

Policial civil de folga é morto depois de reagir a assalto em frente de casa em SP

Crespo suspende contrato milionário de publicidade após ‘ameaça’ do MP

Álcool em gel "desaparece" das instalações da Santa Casa de Sorocaba

Lei institui 21 de março como Dia Nacional de Tradições Africanas