26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em 24 horas, número de pacientes aguardando UTI Covid em Sorocaba sobe 130%

Postado em: 09/03/2021

Compartilhe esta notícia:

O número de pacientes aguardando vagas em UTI Covid-19 em Sorocaba mais que dobrou dessa última segunda para esta terça-feira. As informações são da Prefeitura de Sorocaba.

Nesta terça, há 30 pacientes aguardando vagas em UTI Covid em hospitais. Nessa última segunda-feira, eram 13 no total, ou seja, houve um aumento de 130% na espera. 

Hoje há 50 pacientes já atendidos nas UPHs da cidade aguardam esse encaminhamento. Além dos 30 para UTI, há 20 esperando por vagas na enfermaria.

A ocupação total de leitos em UTI Covid em Sorocaba alcançou 96,5% nesta segunda-feira (8). 

Conforme o boletim divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, dos 174 leitos disponíveis em UTI, 168 estavam ocupados e apenas seis vagos.

Já os leitos relacionados à enfermaria registraram 89,8% de ocupação. Dos 157, 141 estavam com pacientes internados.

Fila de pacientes aguardando vagas

"A Central de Regulação de Leitos precisa avaliar clinicamente cada caso, para o correto encaminhamento para internação. Neste momento, 50 pacientes já atendidos nas UPHs da cidade aguardam esse encaminhamento, sendo 20 de enfermaria e 30 de UTI. Ontem, eram 41 pacientes já atendidos nas UPHs da cidade aguardando esse encaminhamento, sendo 26 de enfermaria, 13 de UTI e dois em análise.

A Prefeitura de Sorocaba informa que, diante do cenário regional e nacional de contaminação da Covid-19, já anunciou mais 73 novos leitos Covid no dia 2 de março, sendo 13 leitos no hospital Amhemed e 60 leitos no Centro de Estabilização São Guilherme.

Além disso, na noite de domingo (7), a Prefeitura divulgou novas medidas para reforçar o combate à Covid-19 no município, que incluem o funcionamento de mais um Centro de Estabilização Covid na UPH Zona Oeste, com 33 leitos Covid, e a transformação das UBSs Sorocaba I e São Bento em PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas".

 

Ocupação em leitos Covid dessa segunda-feira



O recém-inaugurado Centro de Estabilização Covid São Guilherme estava ontem com 17 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 17. Dos três leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado.

No censo diário de leitos da Covid-19 desta segunda-feira (8), no Hospital Estadual Adib Jatene cinco leitos clínicos Covid estavam ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontravam-se 95% ocupados.


Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 10 leitos clínicos Covid e todos estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 31 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 31 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 100% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 21 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 100%, o que representa 55 leitos ocupados dos 55 contratados.


O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 17 estavam ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e nenhum estava ocupado.


Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado. O hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e cinco estão ocupados. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, dois estão ocupados.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (40 leitos ocupados dos 40 pactuados) e 100% dos de UTI (30 leitos ocupados dos 30 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado.


O Samaritano possui 18 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 100% de ocupação, o que significa 20 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, um possui paciente.


O Hospital Evangélico atingiu 100% de ocupação de sua UTI Covid (10 leitos ocupados dos 10 pactuados) e 53,33% dos leitos clínicos (oito leitos ocupados dos 15 pactuados).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Casos de estupro aumentam 8,2% no Brasil em 2022

O Papa Francisco no Iraque e a prosa do dia com otimismo - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Jovem é preso em casa por tráfico de drogas na Zona Norte de Sorocaba

Fui um homem tóxico, mas jamais tive relação que não foi consensual, diz Marcius Melhem

Presidente Jair Bolsonaro desembarca na Rússia na manhã desta terça