25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Elevando a Barra

Postado em: 22/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Carlos Mattos

Quanto tempo você está disposto a dedicar para dominar sua profissão? Esta é a pergunta de um milhão de dólares. Existem muitos desenvolvedores no mundo, e há um único traço que separa um grande desenvolvedor, de um desenvolvedor mediano: dedicação ao trabalho. Confira o Manifesto do Artesão de Software:

“Como aspirantes a Artesãos de Software, estamos elevando o nível do desenvolvimento do software profissional, praticando-o e ajudando outros a aprender o ofício. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

Não apenas o software funcionando, mas também o software bem construído.
Não apenas respondendo a mudanças, mas também constantemente adicionando valor.
Não só indivíduos e interações, mas também uma comunidade de profissionais.
Não só colaboração com o cliente, mas também parcerias produtivas.

Ou seja, em busca dos itens à esquerda, achamos os itens da direita indispensáveis ”.

A grandeza, em qualquer busca criativa, exige dedicação. Por exemplo, se você quer ser escritor, você tem que fazer todas as coisas que tornam os escritores excelentes. Você deve escrever, e quero dizer, escrever muito. Você só evolui como escritor, fazendo isso. Você também deve ler. Como você pode esperar ser um grande escritor, se não dedicar um tempo para ler o trabalho de outras pessoas? Você também deve procurar e receber críticas. É somente dedicando-se a ser um estudante de todas as formas de um ofício, que você pode alcançar a grandeza. Isso é verdade em qualquer empreendimento criativo. Quer ser cantor? Cante. Quer ser pintor? Pinte. Quer ser fotógrafo? Fotografe. Quer ser um chef? Cozinhe!

Um bom exemplo de busca pela excelência, pode ser encontrado no oriente. Os japoneses se concentram na perfeição mesmo na tarefa mais simples. Em qualquer parte do Japão, todo prestador de serviço está focado em seu trabalho, e procura garantir uma ótima experiência ao cliente. Não apenas sendo bons em fazer o que fazem, os japoneses realmente inovaram nos processos diários e construíram um modelo, conhecido como modelo Shokunin.

“A palavra japonesa Shokunin é definida pelo dicionário japonês como ‘artesão’ ou ‘artista’.”

Mas tal descrição literal, não expressa plenamente o significado mais profundo. O aprendiz japonês é ensinado que Shokunin significa não apenas possuir habilidades técnicas, mas também implica uma atitude e consciência social.
Shokunin tem uma obrigação social de trabalhar o seu melhor, para o bem-estar geral do povo. Esta obrigação é espiritual e material, não importa o que é, o Shokunin tem a responsabilidade de cumprir os requisitos.

O conceito de Shokunin como “artesão” ou “artista” é muito interessante, mas é a frase “O Shokunin tem obrigação social de trabalhar o seu melhor, para o bem-estar geral das pessoas” que realmente me chama a atenção. É uma declaração verdadeiramente impressionante. Isto significa que quando você alcança a grandeza, você tem uma obrigação para com a comunidade que você serve.

Eu sempre procuro as razões que me fazem gostar de ser um desenvolvedor de software, e acredito que deve ter algo a ver com Shokunin. O desenvolvimento de software é uma indústria de serviços, e é nossa responsabilidade fornecer um produto que, em última análise, melhore a vida das pessoas.

Uma das minhas atividades favoritas é observar as pessoas usando o software que criei. Às vezes, o software é chato e entediante, como um módulo de contabilidade. Outras vezes, é algo que torna o trabalho ou a vida de uma pessoa realmente melhor. São momentos em que um usuário diz “Obrigado. Isso realmente ajudou”, que cumprimos nossas obrigações como um membro da equipe.

Então, agora você precisa se perguntar: você tem a dedicação para conquistar o status de Shokunin?

Carlos Mattos é pai, professor, escritor e palestrante, apaixonado por tecnologia. Atua na área de desenvolvimento de software para o mercado corporativo desde 1998. Nomeado pela Microsoft como MVP por 12 anos consecutivos (2003-2016) e como Microsoft Regional Director (2017-2018) em reconhecimento às suas contribuições para as comunidades técnicas e acadêmicas. Mattos é Chief Architect e Head of Technology and Innovation na GFT.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Imunidade pós-vacina pode demorar semanas, dizem especialistas

Estudo mostra que lojistas têm aumentado a margem de lucro na venda de usados

PF aponta crimes configurados de presidente do Ibama e fortes indícios contra Salles

Polícia Civil prende dois homens acusados de tráfico em Porto Feliz

GCM e PM coíbem pancadões e aglomerações em bairros da cidade e autuam 21 veículos

Dirceu se apresenta à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato