Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Eleitor que não compareceu às urnas tem 60 dias para justificar ausência em votação

Foto: Agência Brasil
Postado em: 01/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O eleitor que não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60 dias para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. 

 

As informações são da Agência Brasil. 

 

A requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui . O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. Veja a relação das zonas eleitorais.

 

O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno).

 

O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito. Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marum quer mostrar potência de investimentos em Salto de Pirapora ao lançar programa de economia

Procurador Geral da República pede que STF suspenda inquérito que apura fake news

Vereador sorocabano quer uso de cloroquina em tratamento de covid-19

Idoso é encontrado morto com diversas facadas no pescoço em Sorocaba

Corpo de mulher é encontrado com ferimentos em construção abandonada

Mulher é detida após tentar entrar em CDP com celular escondido no órgão genital