20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Eleição municipal é dissociada de presidencial, diz Bolsonaro após derrota de aliados

Foto: Isac Nóbrega/PR
Postado em: 17/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Ricardo Della Coletta, FOLHAPRESS


Um dia depois de uma eleição marcada pela derrota de aliados, o presidente Jair Bolsonaro disse que os pleitos municipais são dissociados dos presidenciais e argumentou que não está preocupado com os efeitos da disputa deste domingo (15) em 2022.


"Só para recordar um fato. Em 2016 o [Geraldo] Alckmin elegeu o [João] Doria no primeiro turno [para a prefeitura], coisa rara em São Paulo. Dois anos depois o Alckmin teve 4% das eleições presidenciais. Então eleição municipal é dissociada das majoritárias. E não estou preocupado com 2022 não, isso aí é problema de todos nós", afirmou o presidente, ao chegar ao Palácio da Alvorada.


As declarações do presidente, feitas na noite desta segunda (16), foram transmitidas por um site bolsonarista.


Em sua estreia como cabo-eleitoral, Bolsonaro teve um resultado abaixo das expectativas de seus aliados. Dos 59 nomes que referendou pessoalmente em suas "lives eleitorais gratuitas", apenas 13 se elegeram -os principais, dois prefeitos de cidades interioranas, Mão Santa (DEM), em Parnaíba (PI), e Gustavo Nunes (PSL), em Ipatinga (MG).


Entre os nomes apoiados pelo presidente em grandes cidades, apenas Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro, e Capitão Wagner (Pros), em Fortaleza, passaram para o segundo turno.


Bolsonaro minimizou o apoio dado a candidatos de sua preferência, dizendo que fez apenas quatro lives para divulgá-los.


Na conversa com apoiadores, o mandatário criticou ainda Tarcísio Motta (PSOL), vereador reeleito que neste ano tirou do filho do presidente Carlos Bolsonaro (Republicanos) o título de candidato mais votado para a Câmara Municipal do Rio. Em outro trecho, o presidente investiu contra o apresentador Luciano Huck, que é visto como o Palácio do Planalto como um possível adversário para 2022.


O presidente se referiu a Huck como "um apresentador de televisão" que tem o apoio de um "pessoal mais progressista". Para criticar Huck, Bolsonaro afirmou que ele comprou um avião com um empréstimo do BNDES -o apresentador justificou que usou um programa do banco que financia a aquisição de aeronaves da Embraer.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxa de positivo em testes indica que epidemia está subestimada no Brasil, diz OMS

84% das operações com Pix são entre pessoas, diz Banco Central

VÍDEO - Itu anuncia ser a primeira cidade da região a vacinar contra a covid-19

Promotoria faz denúncia contra mulher que acusa Neymar de estupro

Votorantim registra mais 27 casos de covid-19 

Decotelli deixa MEC após revelações de falsidades em currículo