27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Educação de Jovens e Adultos atende mais de 200 alunos em 10 unidades escolares de Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 10/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino, instituída pelo Governo Federal e destinada a pessoas que abandonaram a escola, não completaram seus estudos ou, mesmo, não tiveram acesso à educação básica. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), atende, atualmente, 203 alunos nessa modalidade de ensino, distribuídos em 10 unidades escolares do município.

 

A matrícula para aqueles que desejam cursar as aulas da EJA podem ser feitas ao longo de todo o ano letivo. Para efetivar a matrícula, basta levar um documento de identidade com foto e comprovante recente de endereço.

 

O curso tem duração de dois anos, podendo se estender a três, dependendo da necessidade do estudante.

 

Realizar o curso pode significar uma mudança completa na vida da pessoa. Como é possível verificar pelo relato da aluna Cristiane Maria Pereira, de 44 anos, matriculada na EJA da Escola Municipal “Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jd. Renascer, na Zona Norte da cidade.

 

Ela conta que sempre teve vontade de estudar, mas foi durante a pandemia que acabou surgindo essa oportunidade. Por coincidência, na mesma escola onde ela trabalha como auxiliar de limpeza, em uma empresa terceirizada.

 

“Começamos com aulas on-line. Eu gostaria de já ter iniciado presencialmente, pois acho que é mais fácil de aprender dessa forma. Mas, na época, em função da pandemia, não tinha alternativa”, conta Cristiane. Atualmente, a rotina é outra. Ela trabalha no período das 6h às 16h15, à tarde ainda faz bico com trabalhos de faxina e vai para a escola à noite, onde estuda das 19h15 às 21h30. “É um pouco cansativo, mas também é muito gratificante. Eu já tinha iniciado o curso, anos atrás, mas precisei desistir. Estava com filho pequeno. Agora, estou quase concluindo os estudos. Minha formatura será antes do fim do ano”, ela fala.

 

O que mais a incentiva é perceber o quanto já evoluiu no aprendizado. “Leio bem e não estou mais me sentindo uma pessoa "cega". Antes, eu não conseguia fazer sequer uma receita na cozinha. Precisava de ajuda para comprar e tomar um remédio, por exemplo. Era difícil até pegar ônibus. Precisava da ajuda do meu filho para tudo”, lembra.

 

Mas ainda houve um desafio a mais para Cristiane. Logo que iniciou nas aulas da EJA, surgiu a desconfiança de que ela tinha dislexia. Exames confirmaram essa condição e foi necessário fazer um tratamento. Mesmo assim, não desistiu e, em breve, ela e mais três alunos da sala estarão se formando. Será o primeiro diploma da vida de Cristiane e ela não pretende parar tão cedo. “Tenho o sonho de fazer um curso de cuidador de idosos e me formar em auxiliar de enfermagem. Eu tenho jeito para isso e recebo todo incentivo do meu filho. Ele fica orgulhoso e conta para todos os amigos sobre as minhas aulas”.

Cristiane relata que se sente grata às professoras da EJA Silvana e Bruna, das disciplinas de Português e Matemática, e que está adorando ter contato com novos recursos tecnológicos, como lousa digital e tablet, os quais tornam as aulas ainda mais interessantes. “São 16 alunos da modalidade e um sempre estimula o outro. Agora, já estou ansiosa para ver como serão as aulas do 6º ano, que terão início no ano que vem”, conclui Cristiane.

“A EJA é mais uma forma de ampliar o alcance da educação em nosso município e vem proporcionando um aprendizado que impacta também na qualidade de vida e nas oportunidades de trabalho às pessoas”, ressalta o secretário da Educação, Marcio Carrara.

A professora responsável pela EJA na Sedu, Tais Klarosk, destaca que uma das importantes metas da Secretaria da Educação é reduzir a taxa de analfabetismo no município, observando que adultos e jovens requerem estratégias diferenciadas para aprenderem a ler e escrever, passando a fazer parte do mundo letrado. “A educação em Sorocaba tem como principal objetivo a formação humana integral, para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, garantindo, assim, o pleno desenvolvimento dos cidadãos, almejando a transformação de suas realidades e a conquista de melhores condições de vida”, descreve.

Alfabetização e cidadania

Atendendo à solicitação de alguns alunos da EJA que estudam na unidade do Cajuru, E.M. “Ary de Oliveira Seabra”, recentemente, o grupo de alunos foi levado pelos professores para dois caixas eletrônicos existentes na região, no bairro do Éden. O objetivo foi ensiná-los a operar as funções principais do equipamento, como verificação de saldo, realização de saque e depósito.

Foi uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos, orientando-os, de forma segura, para uma atividade importante no dia a dia.

Para mais informações sobre a EJA, entre em contato pelo telefone:(15) 3228-9522. Confira, a seguir, a lista das escolas em que é possível fazer matrícula na EJA:

E.M. “Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, Prof.ª” – Alameda da Felicidade, 100 – Jardim Renascer

Telefone: 3213-4017

E.M. “Ary de Oliveira Seabra, Prof.” – Rua João Granado, 45 – Jardim Eliana (Cajuru)

Telefone: 3225-4100

E.M. “Darlene Devasto, Prof.ª” – Rua Ary Anunciato, 208 – Jardim Atílio Silvano

Telefone: 3226-3543

E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti, Prof.ª” – Rua Maria Moreno Trugillano, s/nº – Jardim Bonsucesso

Telefone: 3302-4932

E.M. “Irineu Leister, Prof.” – Rua Odete Nanci Giraldi, 67 – Jardim Ipiranga

Telefone: 3222-7280

E.M. “Léa Edy Alonso Saliba, Prof.ª” – Rua Miguel Stefani, s/nº – Jardim Marcelo Augusto

Telefone: 3213-1614

E.M. “Maria de Lourdes Ayres de Moraes, Prof.ª” – Rua Vicente Miranda, 300 – Jardim Santa Marina

Telefone: 3226-6354

E.M. “Maria Ignez Figueiredo Deluno, Prof.ª” – Rua Rubens Pellini, 156 – Mineirão

Telefone: 3231-4804

E.M. “Milton Leite de Oliveira, Dr.” – Rua Antônio Moreira da Silva, 248 – Brigadeiro Tobias

(atende somente os funcionários de construtora próxima à unidade)

Telefone: 3217-8858

E.M. “Renice Seraphim, Prof.ª” – Rua Iolanda de Carvalho, 160 – Residencial Carandá

Telefone: 3228-3467

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacina da AstraZeneca é promissora em idosos, revela estudo

Limite de juros para cheque especial começa a valer a partir desta segunda-feira em todo o país

Cíntia de Almeida pode voltar à Câmara de Sorocaba; Casa está com 19 vereadores

Votorantim confirma mais 29 casos de Covid-19 nesta sexta-feira

Número de assassinatos no Brasil cai 10% em 2018, mas polícias matam mais

“Operação Saturação” coíbe novamente “pancadões” e eventos clandestinos em Sorocaba