20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Edna e Toninho Castelhano - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 07/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Desta vez vou contar um pouco do esforço do casal Edna e Toninho Castelhano. Conheci o casal há 15 anos em atividades na Paróquia de São José Operário; nessa época eles queriam formar uma nova comunidade no Jardim Abaeté.

 

Era 2005. A inspiração teria como patrona uma santinha de 13 anos de idade que fazia muitos milagres na Itália, na cidade de Mugnano: Santa Filomena.  

 

Conversaram com o filho Sandro e os amigos que frequentavam a paróquia NS Medianeira e São José Operário. O apoio de todos animava o casal Edna e Toninho em procurar o pároco naquela época, padre Wilson Roberto dos Santos. Aí ficaram sabendo que ele tinha ido à peregrinação justamente na Itália.

 

Alguma coisa dizia nos corações dos paroquianos que haveria na chegada do sacerdote a Sorocaba um bom motivo para ampliar as suas comunidades: formar mais uma com o nome dedicado a Santa Filomena.


Lá na Itália, o padre Wilson decidiu passar em
Mugnano para conhecer o Santuário da Santa Filomena. Coincidência ou providência divina acontecia algo especial sendo preparado naquela igreja. Depois da visita ao nicho onde estavam as relíquias de Santa Filomena, o inesperado ocorreu. Padre Wilson sentiu, sem saber de nada do que estava acontecendo em Sorocaba à mesma inspiração de criar uma nova comunidade. E deveria receber o nome de Santa Filomena.


Enquanto isso o grupo de amigos de Sorocaba se reunia para acolher a chegada do pároco na cidade e conversar com ele da proposta da nova comunidade. Nem é preciso dizer que quando isso aconteceu, o padre e a comunidade tiveram a mesma inspiração. Resultado: Nascia ali em 2005 a Comunidade de Santa Filomena do Jardim Abaeté. O “milagre” acontecia naturalm
ente na vida de Edna e Toninho e de seus amigos.

 

Hoje, em 2020, como um dos admiradores e devotos de Santa Filomena, tendo escrito um livro de suas memórias com título “Amigos de Santa Filomena”, posso testemunhar que o milagre continua acontecendo  enchendo os olhos até dos que não creem. Basta apenas ver o Santuário de Santa Filomena sendo construído e já em adiantado estado de acabamento, para constatar a magnífica obra do primeiro Santuário de Santa Filomena da América Latina.

 

Os moradores do Jardim Abaeté que viram aquele pequeno salão em uma casa cedida gratuitamente pelo casal Cássia e José Moreira para iniciar a comunidade, contemplam, como eu faço ao estar lá, a presença de Deus se fazendo presente através de Santa Filomena.


As inúmeras campanhas e ações para continuar a
obra gigantesca do santuário têm desde as latinhas de alumínio doadas para a aquisição dos materiais, aos fiéis devotos que doam de si em tempo e dedicação, como é o caso de Edna e Toninho e muitos outros casais e pessoas que ficaríamos sem espaço para cita-los aqui. Basta ir a um almoço beneficente realizado no salão da igreja para encontrar dezenas de casais na cozinha e na preparação.

 

Nas celebrações do dia 10 de cada mês, dedicado a Santa Filomena mais de duas mil pessoas passam pelo santuário. E em agosto, no dia dela, aí o número aumenta para cinco mil pessoas. E pensar que tudo começou numa garagem e pela inspiração divina com a presença de cerca de cinquenta devotos.


O santuário oferece gratuitamente os sacramentais de Santa Filomena, como o cordão, óleo, orações. Há também uma livraria no santuário com imagens e lembranças.

 

A responsável pela livraria é a Edna Castelhano com sua equipe de colaboradoras. Já o filho Sandro cuida do Canal Santa Filomena com seus voluntários de comunicação transmitindo ao vivo a missa diária e o Programa Filomena em Pautanas quartas-feiras. A filha Beatriz e o genro Vinicius cantam na pastoral da música do santuário. Eles casaram no dia 29 de fevereiro no Santuário de Santa Filomena com a celebração do padre Wagner Lopes Ruivo, pároco da matriz de São José Operário e da Comunidade de Santa Filomena.

 

Para quem não conhece e deseja visitar, o Santuário de Santa Filomena fica na rua Eliezer Barbosa Lima, 531, Jardim Abaeté.  Dia 10 de março haverá missa ás 19h30 dedicada à Santa Filomena.

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opiniões, www.facebook.com/páginaartigosdovanderleitesta, www.blogvanderleitesta.com

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Locutor de Sorocaba é morto pela PM ao ser confundido com bandido na Zona Norte

Nova lei de importunação sexual pune assédio na rua

Membros do PCC são presos com material de campanha eleitoral

Secretaria da Saúde registra terceira morte por dengue na cidade de Sorocaba

Mairinque confirma terceira morte por Covid-19

Praias de SP ficam lotadas, enquanto interior tem lojas e bares abertos e até rave clandestina