A 11ª edição do Mutirão de Empregos Sorocaba – Edição especial de Aniversário de um ano disponibilizou, ao longo desta terça-feira (25), perto de 4 mil oportunidades de emprego aos cidadãos, além de cursos, atividades e palestras ligadas ao tema da empregabilidade e empreendedorismo.
O evento é realizado mensalmente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do PTS.
Ao todo, foram atendidas em torno de 2 mil pessoas, sendo que igual número de candidatos foi encaminhado para vagas de emprego, muitos deles para mais de uma oportunidade, inclusive. Além das vagas oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e pelas agências de recrutamento e seleção e empresas presentes no local, que somaram 43 participantes do evento, cinco escolas de qualificação profissional ofertaram 270 vagas de cursos. A ação contou, ainda, com cinco palestras, auxílio terapêutico, massagens, atrações lúdicas para as crianças que acompanhavam seus pais e café da manhã especial para todos os presentes.
O prefeito Rodrigo Manga esteve no Parque Tecnológico prestigiando o Mutirão de Empregos e falou aos presentes. “O maior projeto social que pode existir é a geração de empregos na cidade e, hoje, estamos comemorando um ano deste extraordinário projeto. O ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’ tem papel fundamental na vida dos sorocabanos que estão em busca de novas oportunidades, reunindo, em um só lugar, inúmeras vagas de trabalho em diversas áreas”, disse o chefe do Executivo.
“Hoje é um dia festivo, pois comemoramos o primeiro ano de atividades do Mutirão de Empregos e esperamos que todos aqui sejam encaminhados às vagas de trabalho. Este evento tem sido mais que um facilitador durante a procura de uma oportunidade. É o local onde o pai ou a mãe, que é arrimo de família, pode encontrar o tão desejado trabalho e levar o sustento para sua casa”, destacou o secretário da Sedettur, Paulo Henrique Marcelo.
Estiveram presentes no Mutirão, além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Sedettur, a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, o diretor do PAT, Bruno Santana, além do vereador Luís Santos, representando a Câmara Municipal, e o deputado federal Vitor Lippi.
No painel de palestras do evento, estiveram nomes de destaque, como: o empresário Felipe Martins, sucessor dos negócios da Famíla Wizard, conhecida em todo o País, falando sobre o tema “Empreendedorismo”; o Master Mind Marcos Fernando, conversando sobre “Liderança”; e o jovem Isaac Santos, que falou sobre “Finanças Pessoais e Investimentos” e sobre sua trajetória de sucesso em tão breve tempo. Ao longo do dia, ainda, os presentes puderm assistir à apresentação do nutricionista esportivo e PCD, Alexandre Gonzales, sobre o tema “Além da Visão”, e à palestra do autor do livro “O Fantástico Poder da Motivação das Vendas”, Mardone Paz, sobre “O vendedor de porta em porta”.
Durante sua apresentação, Felipe Martins ressaltou a importância de não desistir de seus sonhos. “Peço a todos que sejam ‘indesistíveis’ em relação aos seus desejos profissionais e pessoais, seja sendo funcionário em uma empresa ou um empresário em qualquer área, mas nunca desistam de seus sonhos”, ressaltou.
O Instituto Terapêutico INSPI esteve presente com sua equipe para atendimento ao público e a oferta de massagens, reflexologia e terapia com ventosas. “Hoje, podemos fazer o aconselhamento, verificando o perfil da pessoa e qual o comportamento dela em relação à procura de emprego, pontuando atitudes que estão impactando nos resultados obtidos e ajudar com que ela possa mudar de estratégia, se necessário”, explicou a fundadora do INSPI, Marlene Flausino.
Ana Paula Pereira tem 43 anos e está há um mês fora do mercado de trabalho. Ela recebeu o encaminhamento pelo PAT para uma vaga de analista de planejamento financeiro. “Sinto-me muito motivada com essa nova oportunidade de trabalho e isso faz com que a gente renove as esperanças”, relatou.
Aos 19 anos, Murilo Silva esbanjava alegria por ter sido encaminhado a uma vaga de trabalho na linha de produção de uma empresa na cidade. “Estou muito feliz, pois meu contrato no outro emprego acabou no dia anterior e, amanhã, já irei fazer uma nova entrevista de trabalho”, contou. Já, Tarcísio de Carvalho, de 21 anos, foi encaminhado para vaga de auxiliar de limpeza. “Este será meu segundo emprego, se tudo der certo, e isso é uma oportunidade única, pois estou à procura de trabalho há tempos. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande causa”.
“É por meio deste evento que conseguimos identificar candidatos compatíveis com as nossas oportunidades. Hoje, temos em torno de 200 vagas abertas em diversas áreas e o Mutirão nos ajuda a preencher grande parte delas, por isso participamos em quase todas as edições”, afirmou o business partner da agência Qualitas Humanus, Ulisses Lopes da Silva.