26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Economia de água cai e rodízio prossegue nas regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha

Agência Sorocaba
Postado em: 01/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Diante de um quadro de falta de chuvas significativas nos próximos quinze dias e a diminuição do percentual de economia de água em relação ao primeiro ciclo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba decidiu manter por mais uma semana, quando então ocorrerá uma nova avaliação, o sistema de rodízio no abastecimento nos bairros pertencentes às regiões do Éden/Zona Industrial, Cajuru e Aparecidinha.

Na reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (01), os diretores, engenheiros e técnicos da autarquia definiram também que o rodízio vai continuar no mesmo sistema, com 12 horas de abastecimento e 12 horas de interrupção. Os bairros das regiões do Éden/Zona Industrial e Aparecidinha permanecerão abastecidos das 6h às 18h, enquanto que o Cajuru continuará recebendo água no período das 18h às 6h do dia seguinte, e assim sucessivamente a cada dia, nos mesmos horários.  

De acordo com os gráficos avaliados, a captação no sistema que reúne as represas Castelinho e Ferraz, que abastecem de água bruta a Estação de Tratamento de Água do Éden, a captação continuou a mesma do ciclo inicial, ou seja, permaneceu entre 50% e 70% a menos do que o volume normalmente utilizado, porém, a diminuição do consumo por parte da população caiu de 25% para 15%, devido aos dias de forte calor, mais intenso em comparação à primeira semana.

Mesmo com esse quadro, a autarquia vem conseguindo manter os níveis dos dois mananciais, que apresentam média de 15% de suas capacidades totais, permitindo que com o rodízio as represas não entrem em nível crítico e impossibilite a continuidade da captação, e consequentemente, provoque o desabastecimento generalizado.

Para que essa situação de estabilidade ocorra, o Saae/Sorocaba monitora 24 horas por dia o comportamento de consumo da população e os níveis das duas represas, aumentando ou diminuindo a captação de água para o tratamento, de acordo com as necessidades e possibilidades, por meio do seu sistema de telemetria, que permite as operações e manobras à distância, em tempo real.

As previsões de temperaturas também contribuíram para a decisão pela continuidade do rodízio, visto que com exceção deste final de semana, os dias seguintes serão de forte calor, com máximas que deverão ficar entre 36º C e 39º C.

Mais de 300 denúncias
 
Paralelamente a todas as ações técnicas que estão sendo colocadas em prática, a autarquia continua com o trabalho de orientação junto aos que insistem em continuar com comportamentos de desperdício de água, atuando com dezesseis agentes do seu setor de Fiscalização e dois da equipe de Educação Ambiental, em toda a cidade.

Desde o dia 12 de setembro, quando a ação começou a ser intensificada, até esta quinta-feira, já são 303 denúncias recebidas e 275 visitas realizadas, com a entrega de uma notificação e um folheto com dicas para a economia de água.

Nessas abordagens, as situações mais comuns verificadas são as de lavagem de carros, calçadas e garagens com mangueiras, enquanto que o folheto ilustrativo mostra os hábitos equivocados dentro das residências, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e talheres com a torneira o tempo todo aberta; torneias ou chuveiros pingando e válvulas de descarga desreguladas, além de orientação para esperar reunir uma quantidade significativa de roupas para lavar e não fazê-lo todos os dias, e fazer o reúso dessa lavagem para a higienização de quintais, corredores, garagens e calçadas. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputado de SP que apalpou colega diz não saber do que é acusado e contesta processo do partido

Governo de SP entrega nesta semana mais 5 milhões de doses da vacina do Butantan

Romu detém dois homens por tráfico de drogas em Sorocaba

Ministro Alexandre de Moraes defende punição às big techs que induzirem voto

Sorocaba registra 19.508 casos da Covid-19, 430 mortes e 18.829 recuperados

TSE inicia julgamento que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro