26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Doria veta uso de parque e obriga MST a adiar feira de alimentos em SP

Postado em: 06/04/2019

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) decidiu adiar a quarta edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, que seria realizada em maio, após o governo João Doria (PSDB) vetar o evento no parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo.

Os organizadores reclamam que o veto foi anunciado há pouco tempo, embora o pedido de autorização de uso do parque estivesse protocolado desde o ano passado.

“Nos enrolaram esse tempo todo. Faz uns 15 dias que o próprio secretário do Meio Ambiente nos chamou, disse que o conselho do parque vetou a feira e que a secretaria manteve a decisão”, afirma João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST. “Não nos deixaram nem argumentar e nem explicaram os motivos do veto.”

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente diz que eles sabiam da decisão do conselho desde fevereiro, quando foi publicada a ata do que foi discutido.

“Na reunião realizada em março, com o objetivo de explicar a medida e buscar outros locais para o evento, todos os membros da organização já estavam cientes da decisão”, diz o órgão, em nota.

Segundo a pasta, o conselho gestor do parque entendeu que a estrutura do local não comporta mais o evento, que tem previsão de receber 200 mil pessoas, e que foram sugeridas alternativas como os parques da Juventude e o Ecológico do Tietê.

O conselho é formado por oito membros do governo e oito da sociedade civil e é opinativo (não tem poder deliberativo).

Rodrigues diz que o conselho do parque também opinou em anos anteriores contra a realização da feira, mas os governadores intervieram e permitiram a sua realização.

Ele diz que, por meio do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), tentaram até a intermediação do ex-governador e presidente do PSDB Geraldo Alckmin para que a feira fosse realizada, mas ainda assim a gestão Doria não se sensibilizou.

O MST avalia que a proibição tem relação com o discurso político mais forte de Doria contra movimentos de esquerda e alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Sem dúvidas foi uma orientação do próprio núcleo duro do Palácio dos Bandeirantes”, afirma Rodrigues.

Segundo ele, o adiamento da feira prejudica os pequenos produtores, que já haviam programado a venda de hortifrúti e carnes em maio.

Agora, a entidade articula com o prefeito Bruno Covas (PSDB) outro espaço para que o evento aconteça em agosto. “Mas a nossa esperança é que Doria volte atrás e permita que a feira no parque da Água Branca, porque, como diria [o sociólogo] Antônio Candido, é um dos parques mais caipiras de São Paulo”, diz o coordenador do MST. “Topamos negociar tudo com eles, inclusive a diminuição no número de barracas e diminuir o som das apresentações artísticas.”

Segundo o movimento, no ano passado, a feira movimentou 420 toneladas de 1.500 produtos. Uma das opções alternativas para a feira de agosto é o complexo do Anhembi, na zona norte.

Na nota enviada à reportagem, o governo ainda afirma que a sugestão feita para que a feira fosse nos parques da Juventude e Ecológico do Tietê é porque eles “são maiores e oferecem mais segurança ao público”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba estão sem vacina contra catapora

O DEDA QUESTÃO: Emendas que chegam à Santa Casa de Sorocaba não têm ideologia

Neymar agride torcedor do Rennes após PSG perder título da Copa da França

Polícia Militar prende dono de casa de swing com arsenal de guerra em bairro japonês da capital

Receita abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Peixes-boi continuam morrendo devido às toxinas presentes nas águas da Flórida