O governador de São Paulo João Doria (PSDB) vem a Sorocaba, nesta terça-feira (15), para inauguração do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP).
A solenidade é referente à inauguração do 14º BAEP, destacamento de elite do policiamento na região com atuação semelhante aos padrões de patrulhamento de Choque. A cerimônia também marca a comemoração do 189º aniversário da Polícia Militar de São Paulo.
Conforme a agenda do governador, às 16h20 ele sairá de Campinas, onde ocorre inauguração da Delegacia de Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), e vem direto para a cidade. O evento em Sorocaba começa às 17 horas e contará com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Fernando Alencar Medeiros.
A inauguração ocorre na rua General Mena Barreto - Vila São Caetano, Zona Oeste, onde também fica localizado o Sétimo Batalhão da Polícia Militar.
Após participar da inauguração em Sorocaba, Doria volta para o Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para realizar despachos do Executivo com o vice-governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia (DEM).
O Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior completa, nesta quinta-feira, 108 anos de existência.
O que é o BAEP
O Batalhão de Ações Especiais de Polícia é a junção das Forças Táticas. A unidade especializada foi criada para combater o crime de maneira mais ostensiva em todo o Estado de São Paulo, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Os policiais do Baep atuam, principalmente, no combate ao crime organizado, apoio ao policiamento de área e ações especiais em repressão ao crime, priorizando o atendimento de ocorrências de grande vulto.
Desde 2014, os BAEPs são responsáveis pelo patrulhamento tático ostensivo e ações especiais de polícia em pontos específicos do estado de São Paulo.