24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Doria vem a Sorocaba e Prefeitura pretende iniciar vacinação contra Covid-19 nesta quarta

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 19/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), deve chegar a Sorocaba no meio da tarde desta quarta-feira (20), para marcar, oficialmente, a vacinação contra a Covid-19 no município. O encontro será no Hospital Estadual Adib Jatene.

 

Com a confirmação da chegada de 9.280 doses da vacina contra a Covid-19 (CoronaVac), ainda nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Sorocaba divulgou, por meio de coletiva de imprensa, que está preparada para que a vacinação possa ser iniciada em profissionais da saúde que estejam atuando na linha de frente do combate à pandemia. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal.

 

Neste primeiro momento, os trabalhadores da área da saúde serão imunizados. Sorocaba conta com aproximadamente 23 mil pessoas deste público e, pelo motivo de vir do Estado neste momento somente 9.280 doses, serão priorizados os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19.

 

Após recebimento de novas doses por parte do Estado, os demais trabalhadores da saúde serão imunizados. Além disso, 27 indígenas também poderão ser vacinados nesta primeira etapa, de acordo com cronograma estipulado pelo Estado.

 

A previsão é que a vacinação dos idosos inicie no dia 8 de fevereiro, podendo ser antecipada essa data pelo município de Sorocaba.

 

Esquema de vacinação para a segunda etapa

 

O secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues,  disse que, assim que chegarem mais doses da vacina suficientes para imunizar os idosos, Sorocaba terá todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) imunizando a população que faz parte dos grupos prioritários, de acordo com o cronograma estadual.

 

“Além das 32 UBSs, também teremos dois pontos de drive-thru, um na região central, no Shopping Pátio Cianê, e outro, na área do futuro Complexo Hospitalar de Sorocaba, no Jardim Betânia, onde funciona a Vigilância Epidemiológica. Também teremos as UBSs Carandá; Éden; Sorocaba I; São Bento; Vitória Régia; Vila Hortência; Aparecidinha; Brigadeiro Tobias e Maria do Carmo funcionando até as 22h”, destaca o titular da pasta.

 

Novas ações na saúde

 

Ainda conforme Manga, nos próximos dias a cidade contará com quatro “ônibus antivírus”. Segundo ele, esses ônibus serão equipados com um material criado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que impede a proliferação e a durabilidade do vírus.

 

Outro importante anúncio foi que Sorocaba está planejando ter um Centro de Retaguarda e Transição da Covid-19 para desafogar os hospitais, caso seja necessário. E, por último, o chefe do Poder Executivo afirmou que a cidade já possui recursos para iniciar o processo de reforma da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Traficante é preso pela terceira vez em flagrante no Bairro da Chave, em Votorantim

Mês de prevenção do suicídio traz ainda ideias erradas sobre tema

Ministério da Educação reforça horários de aplicação do Enem neste domingo

Guarda Municipal localiza ossada humana na Zona Norte de Sorocaba

Sorocaba vai gerar mais 500 empregos e Pão de Açúcar se instalará no Campolim, anuncia Manga

De Capitã Cloroquina a Paulo Bosta, candidatos com nomes inusitados viram estrelas da política