26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Doria libera Sorocaba para a Fase Amarela; Bares, salões de beleza e academias poderão reabrir

Postado em: 07/08/2020

Compartilhe esta notícia:

A região metropolitana de Sorocaba avançou para a Fase 3- Amarela do Plano São Paulo de retomada da economia. O governador João Dória (PSDB) fez o anúncio da prorrogação da quarentena no Estado até o próximo dia 23 de agosto e 10ª atualização do Plano São Paulo, com a reclassificação da região de Sorocaba se deu pela melhora nos indicadores locais. 

O governador destacou que, nas últimas duas semanas, houve uma queda no número de óbitos e internações no interior do Estado. A capital paulista já vem mostrando um bom desempenho há cerca de seis semanas, mas o interior era motivo de preocupação. Com as atualizações desta sexta-feira, 80% do Estado de São Paulo já está na Fase Amarela.

Novas classificações

Fase 1 – Vermelha: Franca e Registro.
Fase 2 – Laranja: Barretos,  Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocabae GSP Norte (Franco da Rocha).
Fase 3 – Amarela: Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, São João da Boa Vista, Marília, Taubaté, Ribeirão Preto, Baixada Santista, GSP Leste (Guarulhos), GSP Oeste (Osasco), GSP Sudeste (ABC) , GSP Sudoeste (Taboão) e cidade de São Paulo.

Fase Amarela

Na Fase Amarela, restaurantes, bares, salões de beleza e academias esportivas vão poder reabrir. Se a cidade, pelo menos, permanecer na fase amarela por quatro semanas, estabelecimentos culturais também vão poder abrir. 

Os bares e restaurantes, na fase 3-amarela, vão poder ocupar até 40% da capacidade, durante seis horas por dia. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes, mas os restaurantes e bares podem oferecer mesas para consumo local se houver ambientes abertos ou com ampla ventilação, mantendo distanciamento entre os assentos. O governo Doria pediu, no entanto, que não sejam feitos happy hours, apenas o consumo de alimentos por necessidade.

Os salões de beleza também vão poder funcionar com 40% da capacidade, funcionamento por seis horas e uso de máscara em todos os espaços. Os demais setores que já estavam abertos, como shoppings, escritórios e outros comércios e serviços, vão poder passar a abrir por seis horas diárias, com até 40% da capacidade.

Apesar do afrouxamento das regras de abertura, o governo mantém o pedido de que pessoas com mais de 60 anos e que sofram de doenças crônicas evitem sair de casa. Além disso, o uso de máscara segue sendo obrigatório, com multa de R$ 524 para pessoas que não a utilizem e de R$ 5 mil para estabelecimentos que permitam a entrada sem máscara.

As academias estavam previstas para começar a abrir apenas na fase 4-verde do plano. Mas o governo Doria cedeu à pressão dos empresários do setor e autorizou a abertura na fase 3-amarela com 30% da capacidade, por seis horas diárias, descaracterizando as regras estabelecidas no final de maio. 

Para frequentar as academias, será preciso agendar o horário. Apenas atividades individuais serão autorizadas. Os usuários deverão usar máscara em todos os ambientes, os equipamentos devem ser limpos três vezes ao dia – e não a cada uso, como indicado anteriormente – e não será permitido o uso dos vestiários.

Já a abertura dos espaços culturais – museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e espetáculos – vai se dar se houver manutenção da fase 3-amarela na cidade por quatro semanas seguidas. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes e não será permitido consumir alimentos ou bebidas no local. A venda de ingressos deverá ser exclusivamente pela internet.

Os espaços culturais terão de funcionar com, no máximo, 40% da capacidade, por até seis horas diárias. Museus e locais de visitação terão trilhas pré-definidas e demarcadas no chão. Nos teatros, cinemas e casas de espetáculo, o público só poderá assistir aos eventos sentado, com garantia de distanciamento entre os assentos. Espetáculos em que as pessoas ficam em pé, como shows musicais, só serão autorizados na fase 4-verde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil registra mais de 50 mil casos confirmados do novo coronavírus

Casal alega ‘calote’ de loja de material de construção; caso vai parar na polícia

Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada nesta segunda-feira em todo o país

Ex-São Bento, técnico Milton Mendes tem inquérito sobre acusação de estupro arquivado

Zona Azul em Votorantim volta a funcionar pela terceira vez depois de novo decreto do prefeito

Crespo diz que “não compactua” com atos ilícitos e determina “investigação própria”